Da Assessoria – Foi aberto na manhã desta quarta-feira (28/11) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II. Localizada na Rua Francisco Wollinger, no bairro Praia João Rosa, a unidade vem reforçar o atendimento aos indivíduos e às famílias em situação de ameaça ou violação de direitos.
O CREAS I fica situado no bairro Centro, na Rua Francisco Petry. Além do CREAS I e II, Biguaçu possui um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na Rua João Martiniano Rodrigues, também no bairro Praia João Rosa. Um novo CRAS já está em construção no bairro Universitário e deverá ser inaugurado no próximo ano.
Com horário de atendimento das 7h às 19h, o CREAS II contará com duas equipes com dois psicólogos e dois assistentes sociais, nos períodos matutino e vespertino, além de uma coordenadoria própria. Além de demandas espontâneas, o local também atenderá casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Fórum. A nova unidade possui duas salas independentes, com recepção e espaços exclusivos para atendimentos sigilosos.
Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Marcelo dos Santos, com o CREAS II, o serviço de atendimento especializado, somado ao CREAS I, será acrescido de mais três profissionais. “Enquanto o CRAS trabalha na prevenção de violências e na política básica de Assistência Social, o CREAS atua quando já existe a necessidade de ação junto às pessoas que sofreram algum tipo de violência e vulnerabilidade social”, explicou. No município, conforme o secretário, a maioria das demandas são relacionadas a casos que envolvem violências contra idosos e mulheres.
Para o prefeito Ramon Wollinger, “ao abrirmos mais uma estrutura focada no atendimento especializado aos cidadãos que estão em situação de risco social e necessitam de uma mão amiga é muito importante, pois aqui contarão com profissionais eficientes e comprometidos em prestar sempre o melhor atendimento, assim como toda a equipe da Assistência Social do nosso município”.
Também prestigiaram a abertura do CREAS II a secretária de Saúde, Genivalda Ronconi, a superintendente da pasta, Andrea Coelho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Izamir Junkes, o presidente da Câmara, Marconi Kirch, os vereadores Elson João da Silva e Ednei Müller Coelho, o presidente da Associação de Moradores do Centro, Hermes de Azevedo, e servidores municipais.