Biguaçu poderá receber transporte marítimo até Florianópolis

Publicidade

Dicom – Na manhã de segunda-feira (12), o vice-prefeito Vilson Norberto Alves participou de uma operação de apresentação da proposta de transporte marítimo de passageiros na Grande Florianópolis. A navegação de teste reuniu prefeitos e secretários da região e representantes do Governo do Estado que trabalham pela implantação do serviço na região com o objetivo de desafogar o trânsito.

Inicialmente o projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, será implantado em caráter experimental, mas para isso precisa da Licença Ambiental de Instalação (LAI) que é emitida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Após esse processo, será realizado processo licitatório para escolha da empresa que prestará o serviço. As tarifas devem girar entre R$ 8 a R$ 9.

Continua após a publicidade

O planejamento prevê que o serviço seja prestado inicialmente nos municípios de Florianópolis e São José e posteriormente estendido para Biguaçu e Palhoça. No teste realizado nessa segunda, a embarcação partiu do Iate Clube Veleiros da Ilha, na Prainha, em Florianópolis e chegou na Ponta de Baixo em São José em 12 minutos. O trecho entre São José e Barra do Aririú, em Palhoça, o barco percorreu em 8 minutos.

“A implantação do transporte marítimo ajudaria a diminuir os congestionamentos que existem diariamente na nossa região, é confortável e rápido. Paralelo a isso, devemos pensar também numa forma de integrar o transporte de ônibus ao transporte marítimo”, comentou o vice-prefeito.

O catamarã, modelo de embarcação que será usado para o transporte marítimo na Grande Florianópolis, tem capacidade para 163 passageiros sentados, três marinheiros e pode atingir a velocidade de 30 nós por hora, o que corresponde a 60 km/h. Barcos desse modelo operam em cidades como Porto Alegre e Belém do Pará.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Claudemir Aires (Chapecó) e o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), Ronnie Marks Maciel, também participaram da navegação.

Publicidade