Entre os dias 19 e 21 de maio, Biguaçu será palco da Semana da Enfermagem, evento que tem como tema neste ano “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”. A iniciativa busca valorizar quem cuida da população diariamente, oferecendo um espaço de acolhimento, reflexão e aprendizado para os profissionais da área.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Voltado aos profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, o evento contará com palestras, oficinas, rodas de conversa e homenagens, buscando promover momentos de integração, escuta e fortalecimento da categoria.
O local das atividades será o auditório da Univali, bairro Universitário. Para participar, basta efetuar a inscrição de forma gratuita pelo link: https://siaiap37.univali.br/elis4/register/typeSignUp/8907.
Podem participar demais categorias que atuam no serviço de saúde municipal, bem como outros profissionais externos interessados na temática. Além disso, estudantes, preferencialmente de cursos técnicos e de nível superior em Enfermagem, também poderão se inscrever.
A proposta da Semana da Enfermagem vai além de celebração, trata-se de uma oportunidade concreta para compartilhar boas práticas, discutir temas atuais da área e, sobretudo, cuidar da saúde emocional dos profissionais.
Ética e valorização da categoria
Um dos momentos mais simbólicos da programação será a cerimônia de posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem do município, marcada para o dia 19, durante o primeiro dia do evento. Na ocasião, também será feita uma homenagem à primeira Comissão de Ética formada em Biguaçu, reconhecendo sua contribuição pioneira para a construção de um ambiente profissional ético e comprometido.
A programação inclui temas como emergências psiquiátricas, ética nas redes sociais, resolução de conflitos, registros e protocolos de Enfermagem, além de oficinas práticas sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS) e o papel da Enfermagem em situações de crise em saúde mental. No encerramento, uma roda de conversa sobre trajetória profissional promete reunir histórias e experiências inspiradoras.
Programação:
19 de maio (segunda-feira)
13h30 – Abertura
15h – Homenagem à primeira Comissão de Ética do Município
15h30 – Posse da nova Comissão de Ética
20 de maio (terça-feira)
8h30 – Abertura do evento
8h30 às 10h – Palestra Emergência Psiquiátrica (Palestrante Luciano Costa)
10h20 às 12h – Palestra Ética nas Redes Sociais (Palestrante Conselheiro Henrique Manoel Alves)
13h30 às 17h – Oficina: O Papel da Enfermagem em Situações de Crise em Saúde (Palestrante Enfermeira Larissa da Cunha Dias)
19h30 às 22h – Oficina Projeto Terapêutico Singular – PTS (Palestrante Enfermeiro Anderson Funai)
21 de maio (quarta-feira)
8h30 – Abertura do evento
8h30 às 10h – Palestra Registro de Enfermagem e Protocolos de Enfermagem (Palestrante Conselheira Sandra Regina da Costa)
10h20 às 12h – Palestra Resolução de Conflitos (Palestrante Jeciane Golinhaki)
13h30 às 17h – Oficina Projeto Terapêutico Singular – PTS (Palestrante Enfermeira Sandra Mara Correa)
19h às 21h30 – Roda de Conversas: Trajetória Profissional
Mediadora: Conselheira e Professora Ana Cristina Hofmann
Enfermeira e Empreendedora: Magali Eliane Pereira Prazeres
Enfermeira e Gestora: Ana Flávia de Almeida e Silva
Enfermeira e Pesquisadora: Kamylla Santos da Cunha
Técnico de Enfermagem e Conselheiro: Euclides da Cunha Correa
Técnica de Enfermagem e Coordenadora: Juliana Coimbra
21h30 – Encerramento