Em um evento histórico, 110 participantes estiveram nos dois dias de debates sobre a garantia de direitos e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Biguaçu. O evento foi realizado nesta semana, entre os dias 21 e 22, reunindo profissionais e estudantes da área, pacientes e autoridades no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Durante a abertura, estiveram presentes o prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, e a secretária municipal de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, que também é profissional da área.
Na oportunidade, ela destacou que “este é um momento bastante importante para a saúde pública, momento em que os usuários conseguem expressar seus anseios e constroem, junto com os representantes, propostas de ações para garantir e fortalecer os serviços dentro dos princípios da igualdade, equidade e universalidade. Amanhã será um novo dia, esse é o lema das conferências neste ano. E realmente devemos planejar e trabalhar para o amanhã ser um novo dia, uma nova época, um novo tempo. Viva o SUS, viva Biguaçu!”.
Durante a roda de conversa que teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, mediada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Marcelo França, e tendo como auxiliar a Agente Comunitária de Saúde, Anne Caroline Jerônimo da Silveira, representantes de diversos segmentos que compõem a população puderam participar. Veja quais:
Profissionais de Saúde Mental – psicóloga Ana Maria da Silva Barroso
Pessoas em Situação de Rua – psicóloga Ianka Marcele Silva Oliveira
Pessoas com Deficiência (PCD) – Dayany Silva de Oliveira e Leliane Zanette
Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Eliete Haskel
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – enfermeira e professora universitária Dra. Thayse Rosa
População Negra – Lorena Silva Reis
Pessoas Usuárias de Drogas – assistente social Rose Duarte
Pessoas LGBTQIA+ – professor de História e Sociologia e atual secretário de Assistência Social Auri Bittencourt
Pessoas Indígenas – profissional de saúde indígena Rafael Ramos de Lima
Pessoas Idosas – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Gildete Dias Sampaio
Profissionais da Saúde – enfermeira Mariana Ester Borges Costa
Coordenadora do encontro, a assistente social Aline Alano de Carvalho Scapini Del Pino, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ressaltou que “esta conferência foi histórica, pois foi garantida a presença de representantes de diferentes categorias através de uma roda de conversa, fazendo com que a população biguaçuense fosse representada na sua pluralidade. Discutimos e construímos políticas públicas de saúde em níveis nacional, estadual e municipal. Cabe agora o fortalecimento do controle social para se fazer cumprir as propostas criadas”.
Na sequência da conferência foram votadas e escolhidas pelos integrantes dos quatro eixos de trabalho, as quatro propostas em níveis estadual e nacional, que serão encaminhadas à etapa estadual. Também foram deliberadas 23 propostas em nível municipal, que serão enviadas ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde.
Por fim, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa macrorregional. São eles:
Segmento Usuários – Ivone Gonçalves dos Santos Ribeiro, Cintia Sirlene Flores Ourique, Valteni Maria Martins e Wendys Moraes Ramos
Segmento Profissionais de Saúde – Maryhanny Raphaela Steil Varela e Rafael Ramos de Lima
Suplente – Thisa Barcellos Benfatto
Segmento Gestores – Wanessa Zanotto e Juliana Leão André
Suplente – Carolina Kahl
Confira as datas e locais dos próximos encontros:
Etapa Macrorregional – 19 e 20 de abril, em Biguaçu
Etapa Estadual – 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Florianópolis