Moradores de vários bairros de Biguaçu estão reclamando de constante falta de água nos últimos dias. O problema é recorrente, segundo a maioria dos que entraram em contato com o Biguá News, mas se agravou desde as últimas semanas de dezembro. Muitos biguaçuenses pontuam que em suas casas há falta de pressão na rede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e o líquido não sobe nos reservatórios. Outros informam que não chega água nem nos cavaletes.
Leonardo Sartori, residente em Três Riachos, relatou que desde 20 de dezembro a Casan parou de abastecer a rede de água do bairro. “Aqui na residência onde eu moro estamos com duas caixas de 1 mil litros cada uma completamente vazias. A fatura de água nunca atrasou e continua em dia. Nenhum caminhão pipa foi encaminhado para o local durante essa falta de abastecimento”.
Ele disse que registrou o caso na Casan no dia 23. No dia 26, dois técnicos da companhia foram até a residência dele e abriram o cavalete do registro d’água, constatando que estava totalmente seco. “Pagamos pelo serviço durante todo o ano e a companhia deixa de nos fornecer água durante a temporada de verão para favorecer Florianópolis, onde ficam hospedados os turistas”, comentou Sartori.
Quem também aponta falta de água constante nas torneiras é Rosa Maria, do bairro Fundos. Reclama a biguaçuense que está sem o fornecimento da Casan há vários dias e que quando o produto surge no medidor não sobe na caixa. “Isso acontece durante todos os meses do ano, mas se agrava agora no verão. Não podemos lavar roupas e nem limpar a casa. E para beber, fazer comida e tomar banhos, somos obrigados a comprar”, lastima a moradora.
Residente no bairro Prado, Josué da Silva Nardes confirma o que denunciam os outros dois leitores. Segundo ele, desde antes do Natal a água chega a “conta gotas” em suas torneiras. “Mas a conta chega inteira e dela não temos como correr”, diz.
Outro lado
A Casan informou, ao Biguá News, que reconhece a falta de água e diz está tomando providências para resolvê-lo. Em nota, a assessoria de comunicação da companhia aponta problemas em motores de abastecimento e afirma que caminhões pipa abastecerão os bairros mais distantes, como Três Riachos.
Confira a íntegra da nota:
De fato, ontem tivemos problemas em alguns motores que fazem a distribuição da água em Biguaçu. Com o calor estes motores esquentam e têm seu funcionamento prejudicado. A CASAN está providenciando a troca por equipamentos mais robustos e também verificando junto à Celesc a possibilidade de instalação de transformadores, para garantir funcionamento regularizado. Além disso, o calor e alto consumo também complicam o abastecimento.
Porém, nesta quinta-feira o abastecimento está regularizado. A exceção é o bairro Três Riachos, que fica distante do centro e tem áreas altas. Um caminhão-pipa está à disposição para os moradores, que podem falar diretamente com a equipe do caminhão ou ligar para a agência de Biguaçu, pelo telefone 3243-3108 ou pela Central de Atendimento 0800 643 0197