A Prefeitura de Biguaçu confirmou, na noite desta terça-feira (17), que o município tem 11 casos suspeitos de coronavírus e que aguardam o resultado dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC). Esses pacientes sob suspeita são acompanhados diariamente pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, devendo permanecer em suas casas, em isolamento por 14 dias.
“Infelizmente, hoje, ao monitorar os casos suspeitos, dois deles não estavam em casa, conforme determinado pelas autoridades de saúde”, informa a nota da assessoria de comunicação da Prefeitura.
Leia também:
Governo confirma transmissão comunitária de coronavírus em Santa Catarina
O descumprimento de tais medidas caracteriza crime e infração previstos no Código Penal e na Portaria Interministerial nº 05/2020, publicada nesta terça-feira, e que dispõe sobre a compulsoriedade das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública previstas na lei n° 13.979/2020 que trata sobre ações contra o Coronavírus.
Quando uma pessoa é diagnosticada com os sintomas semelhantes aos provocados pelo Covid-19, ela precisa fazer esse isolamento social até o resultados dos exames – que geralmente saem em até uma semana. Se o enfermo não cumprir a recomendação médica, ele poderá infectar outras pessoas, caso esteja com o coronavírus.
Leia também:
- Nova variante do vírus da Covid-19 é identificada em Santa Catarina
- Covid-19: infectologistas defendem volta das máscaras e mais vacinação
- Governador Celso Ramos atualiza dados da vacinação contra Covid-19
- Calheiros, em Governador Celso Ramos, terá vacinação contra Covid-19 durante toda a semana
- Secretaria de Saúde estabelece horários especiais para vacinação infantil nas UBS Cachoeiras e Centro