Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará continuidade à aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades acima de 18 anos, incluindo gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos com 60 anos ou mais.
Devido às altas taxas de hospitalização decorrentes de Síndrome Respiratória Aguda Grave em pessoas com comorbidades, serão incluídas nesta rodada as pessoas a partir de 50 anos que fazem uso contínuo de anti-hipertensivos e pessoas entre 18 e 49 anos, que além dessa condição apresentam obesidade de qualquer grau (com IMC igual ou maior que 30).
Os pontos de vacinação estarão funcionando com divisão dos públicos, sendo as pessoas com comorbidades vacinadas no Drive Thru na Univali, bairro Universitário, e as gestantes e puérperas com comorbidades e os idosos vacinados no local destinado a pedestres na Igreja Matriz, bairro Centro.
Confira os documentos necessários para receber a vacina:
Pessoas com comorbidades (geral) – documento de identificação com foto, CPF, Cartão Nacional do SUS (se possuir), comprovante de residência e comprovante da comorbidade, que pode ser um atestado médico com a indicação para vacinação, uma prescrição médica, exames ou receitas que deixem claro a condição do paciente e declaração do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento. No caso de obesidade, será aceito também um laudo emitido por nutricionista ou enfermeira (o).
Gestantes e puérperas (com comorbidades) – documento de identificação com foto, CPF, Cartão Nacional do SUS (se possuir), comprovante de residência, comprovante da gestação ou certidão de nascimento da criança, comprovante da comorbidade (conforme citado acima) e comprovante de vacinação contra a Influenza (caso já tenha recebido);
Idosos com 60 anos ou mais – documento de identificação com foto, CPF, Cartão Nacional do SUS (se possuir) comprovante de residência e de vacinação contra a Influenza (caso já tenha recebido).
Conforme recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, o público incluído no grupo de comorbidades deverá preencher o formulário eletrônico disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfW3mtVnluJrc2l7R3v13Jq2MwAhr4EXXd7u9YGSNVWhiHgTA/viewform?usp=sf_link.
As pessoas que tiverem dificuldade no preenchimento, não possuírem acesso à internet ou não conseguirem comparecer a uma UBS para solicitar auxílio, poderão realizar o cadastro no momento da imunização.
Dúvidas e mais informações sobre a vacinação e o Coronavírus, ligue para a Central COVID, no número 0800 6012282. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Se preferir, envie mensagens para o WhatsApp (48) 99194-3376. O funcionamento da Central COVID é de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.
Vacinação Solidária
A campanha Vacinação Solidária continua a ser promovida conjuntamente com a aplicação dos imunizantes. Quem quiser contribuir e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do município, deve levar 1kg de alimento não-perecível no local da vacinação.
—