Biguaçu tem novo cronograma de coleta de lixo comum a partir desta quinta-feira

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), informa que a coleta de resíduos sólidos (lixo comum) passará a ser efetuada por uma nova empresa a partir desta quinta-feira, dia 20 de maio. A coleta agora iniciará às 6h em todos os bairros do município.

Antes, na área urbana do município, a coleta era realizada no período da noite. Na área rural, o recolhimento já era feito pela manhã.Confira o novo cronograma nos bairros:

Continua após a publicidade

Área urbana

– Horário: a partir das 6h

– Segunda, quarta e sexta-feira: Mar das Pedras, Morro da Bina, Saveiro, Praia João Rosa, Prado de Baixo, Prado, Saudade, Vendaval, Boa Vista, São Miguel, Universitário e Centro (no bairro Centro a coleta será finalizada até 8h);

– Terça, quinta e sábado: Fundos, Jardim Carandaí, Rio Caveiras, Tijuquinhas, Cachoeiras, Areias de Cima, Jardim Janaína e Bom Viver, Jardim Carolina.

Área rural

– Horário: a partir das 6h

– Segunda e sexta-feira: Três Riachos, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora e Estiva;

– Terça, quinta e sábado: SC 407, Beira Rio, Eletrosul e Rússia;

– Quarta-feira: Fazenda de Dentro, Fazenda de Fora, Fazendinha e ruas que ligam Antônio Carlos a Três Riachos.

A empresa que foi contratada emergencialmente para executar o serviço é a Recicle Aqui, a mesma responsável pelo recolhimento de materiais recicláveis e resíduos volumosos em Biguaçu. O contrato é de 90 dias e nesta sexta-feira (21) será realizada a nova licitação para contratação da empresa que deverá realizar a coleta após esse período do contrato emergencial.

A HMS, empresa que fazia o recolhimento do lixo comum no município, desistiu do contrato por decisões internas do grupo.

Segundo o superintendente da Famabi, Marcondes Rodrigues Borba, a troca do horário noturno para o matutino da coleta foi motivado por solicitação da população e por razões de logística.

“Recebemos inúmeras reclamações de moradores, de que no período da noite os caminhões não conseguiam entrar em servidões e ruas mais estreitas, pois muitos carros estacionam na frente das casas à noite, impedindo a passagem dos caminhões e a coleta ficava prejudicada. Somado a essas situações, quando acontecia algum problema mecânico nos caminhões, no período noturno não havia manutenção em tempo hábil”, explicou o superintendente. “Além disso, a coleta sendo realizada pela manhã, a cidade permanecerá limpa e sem acúmulo de lixo durante todo o dia”, completou Marcondes.

Publicidade