Biguaçu vai receber a tocha das Olimpíadas de 2016

Publicidade

Biguaçu poderá sentir de perto a emoção dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. A cidade poderá ser incluída no percurso da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 300 municípios do país e deverá ser conduzida por mais de 12.000 pessoas até chegar a cidade do Rio de Janeiro.

A cerimônia de anúncio das cidades que integram o circuito básico de Revezamento da Tocha Rio 2016 foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/07), no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília.

Continua após a publicidade

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, esteve presente no evento, que também contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, e dos ministérios da Casa Civil, Esporte, Relações Institucionais e da Autoridade Pública Olímpica (APO), bem como do Comitê Rio 2016.

A cidade de Biguaçu recebeu o convite para participar do revezamento da Tocha Olímpica e o representante do comitê olímpico, Emiliano Xavier, gerente regional do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica, visitará as cidades nos próximos dias para detalhar o convite e os procedimentos devidos. Após ter recebido o convite, o Prefeito Ramon encaminhou oficio ao Presidente do Comitê Olímpico oficializando interesse em participar do “Revezamento dos XXXI Jogos Olímpicos do RIO 2016”.

Prefeito Ramon ao lado da Tocha Olímpica - Foto Secom Divulgação

De acordo com o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, “estamos muito honrados com este convite. Nosso município pode fazer parte de seleto grupo de cidades do Brasil por onde a Tocha Olímpica passará no ano que vem. Isto representa muito para a história do esporte de Biguaçu e demonstra que nossa cidade é lembrada e respeitada. Vejo nisso um motivo de grande orgulho para todos os biguaçuenses”.

O revezamento começará na cidade de Brasília, em maio de 2016, e se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã. São previstas várias atividades esportivas e culturais por onde a Tocha passará, marcando a realização da Olimpíadas no país, na cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a Tocha

Tradicionalmente, a “Chama Olímpica” é acesa na cidade de Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos – e é trazida até a capital do País Sede, e daí segue transportada em uma tocha, conduzida em revezamento por várias cidades.

O desenho da tocha foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

Cada tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.

rio-2016-tocha-olimpica

A informação é da assessoria.

Publicidade