Moradores de Biguaçu estão reclamando nas redes sociais do elevado aumento na conta de energia elétrica entregues neste mês de janeiro, pela Celesc. Muitos dizem que o valor aumentou em até 70%, se comparado ao mês de dezembro de 2018. Outros pontuam aumento de 50% na fatura, em relação ao mês de janeiro de 2018 (período que também é no Verão e o uso de ar-condicionado foi idêntico ao deste ano).
Um leitor de Biguá News disse que sua conta, entregue esta semana, subiu de R$ 250 em dezembro para R$ 395. Afirma também que o consumo, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, saiu de 301 KWh para 491. “Um aumento superior a 60%, sendo que em janeiro de 2018 eu tinha a mesma quantidade de aparelhos de ar condicionado, os mesmos eletrodomésticos e número de pessoas usando a casa. É um crescimento absurdo, pois o uso dos aparelhos de ar ocorreram somente à noite, para dormir, assim como foi feito no ano passado na época do verão. Não há justificativa para isso”, comenta.
Outra leitora, que tem uma loja, aponta que a fatura praticamente dobrou de preço, relatando uso de ar-condicionado semelhante ao janeiro passado. Vários outros seguidores do site também comentaram o aumento excessivo na conta de luz.
Na tarde desta sexta-feira (18), a Celesc emitiu um comunicado, rechaçando qualquer erro de leitura nos relógios ou aumento de preço. Veja os argumentos da companhia abaixo:
“Em relação às manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida neste mês de janeiro/2019, a Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da Empresa.
O aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, em períodos de temperatura elevada.
Esse avanço é confirmado, inclusive, pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela Celesc nas últimas semanas. Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, sendo duas delas em dias seguidos – 16 de janeiro (4.989,82 MW) e 17 de janeiro (5.030MW).
A Celesc reitera que a tarifa de energia elétrica da companhia não é reajustada desde agosto/2018 e orienta que os clientes confiram atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida. Quando se trata de variação de consumo, o cliente pode comparar a leitura atual no medidor do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura – a diferença entre os números indica o quanto já foi consumido de energia em kWh no período.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o departamento comercial da Celesc nas lojas de atendimento presencial ou pelo 0800 48 0120.”