A Polícia Militar de Governador Celso Ramos foi acionada, na tarde deste sábado, para conter a prática de farra do boi no bairro Ganchos do Meio, no local conhecido como “Canal da Olaria”. Os policiais foram recebidos com hostilidade por parte dos farristas – que teriam jogado pedras e objetos contra a guarnição.
Diante do fato, a PM solicitou reforço do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Aviação, que encaminhou um helicóptero para dar apoio aéreo (veja dois vídeos abaixo). “Os policiais foram recebidos a pedradas pela população e teve um confronto lá“, disse o tenente Jorge, ao Biguá News.
Um morador do bairro encaminhou um vídeo à reportagem que mostra a chegada do Bope. Um policial revida as pedradas com tiros de bala de borracha. “Meu amigo levou um tiro. Estou em casa, pois fiquei com medo“, relatou a fonte, que não será identificada. Outro vídeo mostra o helicóptero da PM em ação. Alguns moradores da localidade questionam a necessidade do uso da força armada na ocorrência.
O comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, publicou um vídeo, hoje de manhã, relatando maus tratos a um boi. “Madrugada de atividade intensa em Governador Celso Ramos por conta da farra do boi. É incompreensível e inadmissível que tenhamos ainda esse problema em uma cidade tão bonita e progressista, que desponta como uma referência sócio ambiental com suas bandeiras azuis. Boi aprendido, farristas identificados e muita hostilidade dos participantes“, comentou.
“No dia de ontem, capturamos um bovino escondido para uso na farra e identificamos três pessoas com possível envolvimento com a farra do boi, pois estavam com vestes próprias e com camisetas alusivas à farra. O objetivo é encaminhar para o Ministério Público para providências, informou o tenente Jorge.
Proibido por lei
A farra do boi é proibida no Brasil desde 1998. Contudo, no litoral catarinense ainda persiste a prática. O município que concentra maior número de casos no Estado é Governador Celso Ramos. Somente nesta quaresma, houve dezenas de relatos de farra do boi em bairros da cidade.