Da Assessoria – Mais uma vez o plenário da Câmara Municipal de Biguaçu foi palco de um importante debate. Nessa quarta-feira, dia 22 de junho, servidores, assessores e vereadores assistiram a uma palestra alusiva à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, ministrada pelo diretor de relacionamento institucional do Projeto Recomeçar, Taiso Cunha de Quadros.
O encontro atende dispositivos da Lei Nacional nº 13.840/2019, que institui a semana e determina a intensificação de ações voltadas à difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas, bem como de boas práticas de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social e econômica de usuários. Também promoção de eventos para o debate público sobre as políticas relacionadas ao tema; divulgação de iniciativas, ações e campanhas sobre o uso indevido de drogas e ainda mobilização da comunidade para participação nas ações de prevenção e enfrentamento.
A convite do presidente da Casa Legislativa Municipal, Lucas Rosa Vieira, o diretor de relacionamento institucional do Projeto Recomeçar, Taiso Cunha de Quadros, destacou a importância das legislações sobre o tema, para fins de levar informação e também aproximar a comunidade das iniciativas voltadas à causa. Segundo ele, alertar quanto aos riscos e estimular a prevenção são caminhos essenciais para auxiliar na redução do número de dependentes químicos.
O diretor do Projeto Recomeçar ainda explicou sobre o trabalho desenvolvido na instituição sediada em Biguaçu, que atende atualmente 28 pessoas. Taiso reforçou que o apoio do Poder Público é fundamental, uma vez que o tratamento dura em torno de um ano e meio dentro do centro e cada indivíduo tem um investimento aproximado de R$ 1 mil reais em despesas durante a internação. Estiveram presentes os vereadores Ednei Muller Coelho, Israel Gaspar, Lucas Rosa Vieira, Márcia Badalotti e Wiler Faria.