Câmara de Biguaçu discute solicitações dos vereadores à Secretaria de Obras

Publicidade

Da Assessoria

Necessidade de manutenção e limpeza de ruas e calçadas, realização de obras urgentes e mais zelo na execução de reparos realizados no município. Essas foram as principais reivindicações apresentadas por vereadores e comunidade à Secretaria de Obras e Infraestrutura de Biguaçu, em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira, dia 19 de outubro, no plenário da Câmara Municipal. Ao abrir a reunião, a vereadora e presidente da casa, Salete Cardoso, convidou para compor a mesa o secretário da pasta, Fernando Duarte, e a vereadora proponente do debate, Magali Eliane Pereira Prazeres. Ainda participaram do debate os vereadores André Clementino da Silva, Manoel Airton Pereira, Ednei Müller Coelho, João Domingos Zimmermann e Luiz Roberto Feubak.

Continua após a publicidade

Magali iniciou os questionamentos relembrando que o principal motivo do encontro diz respeito às solicitações encaminhadas à Secretaria sem retorno. Um dos pleitos, destacado pela parlamentar e reforçado por todos os vereadores, é a necessidade de manutenção na Rua 13 de Maio, no bairro Prado. “Ao passar pela via, faz lembrar o estado da SC-407, rodovia que tanto cobramos manutenção por parte do Governo do Estado. É muito perigoso, pois muitas crianças circulam na região por conta da escola Donato Alípio de Campos”, disse Magali. Segundo o secretário, “há um mês e meio foram destinadas 9 toneladas de asfalto para essa rua e ainda há mais 7 toneladas para este fim. Só estamos esperando a chuva dar uma trégua para realizar o trabalho”. Fernando ainda adiantou que por tratar-se de uma via em que transitam caminhões pesados, a Secretaria solicitou ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) para que o órgão disponibilize uma balança móvel a ser instalada no trecho.

Outra reivindicação destacada pela maioria dos vereadores da Casa foi sobre a situação da Rua Sete de Setembro, no Centro. Segundo o vereador João Domingos Zimmermann, apoiado pela vereadora e presidente da Casa, Salete Cardoso, a rua e as calçadas precisam de reparos e há bocas de lobo abertas. “Nós já observamos que, em alguns casos, a equipe está reaproveitando material inadequado e que isso vem causando retorno dos problemas. Na medida do possível nós tentamos controlar, mas é difícil acompanhar pessoalmente todas as obras. De imediato, foi destinado 50 sacas de asfalto frio para que sejam realizadas manutenções nessa rua”, explicou. O secretário alegou ainda que o Município está com pouco recurso e, em alguns casos, irá recorrer aos donos dos terrenos para que os mesmos façam a manutenção de suas calçadas.

Manutenção de ruas e obras de urgência

A vereadora Magali Eliane Prazeres, apoiada pelo vereador Ednei Müller Coelho, solicitou a execução de obra de calçada na Rua Valdemar Manoel Ferreira, que dá acesso à Praia da Pitangueira, no bairro Jardim São Miguel. Na oportunidade, o secretário anunciou que “já destinou uma equipe para este local por diversas vezes. No entanto, os funcionários alegam que precisam parar os trabalhos e esperar a maré baixar, o que dificulta e atrasa os serviços. Hoje, pela manhã, foi solicitado novamente para eles irem até o local. Eu vou conferir pessoalmente”, explicou. Magali, apoiada pelo vereador André Clementino da Silva, ainda questionou sobre a situação da Rua Júlio Teodoro Martins, alegando que a mesma apresenta vários buracos. Na ocasião, o secretário anunciou que “o prefeito já incluiu o recapeamento de um trecho da rua a ser realizado com o saldo que sobrar do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina). Só vamos deixar as obras de esgoto terminarem para começar os trabalhos nesse local”.

O vereador André Clementino da Silva, apoiado pela vereadora e presidente da Casa, Salete Cardoso, ainda cobrou a execução da obra de drenagem na vala do bairro Vendaval. “Eu recebi um retorno de que essa obra deve ser realizada assim que a chuva der uma trégua”, disse o vereador Ednei Müller Coelho. Na oportunidade, a presidente destacou que essa obra já é uma luta antiga. “Gostaria de poder dizer que recebi a mesma atenção e retorno do Executivo Municipal, mas infelizmente eu só tomei conhecimento desse posicionamento nesse momento”, afirmou Salete.

André ainda solicitou providências em relação às áreas de lazer de Tijuquinhas e Boa Vista. Já o vereador João Domingos Zimmermann chamou a atenção para o número de praças necessitando de reparos e informou que fez um dossiê com fotos e encaminhou ao Executivo Municipal. Por fim, a presidente reiterou um pedido antigo. “O mais indicado é recolher todos os brinquedos, pois tem madeira quebrada, prego exposto, o que configura em perigo para as crianças”, sugeriu. André ainda solicitou a manutenção urgente ou construção de uma nova ponte na divisa entre os bairros Tijuquinhas e Cachoeiras. “Eu não participei, mas em reunião com a Defesa Civil parece que o prefeito conseguiu a obra da ponte”, disse o secretário Fernando Duarte.

Publicidade