Câmara Mirim de Biguaçu encerra a 3ª Legislatura

Publicidade

Assessoria CMB – Discursos de amizade, por muitas vezes acompanhados de lágrimas e muita emoção. Assim foi a cerimônia de encerramento da 3ª Legislatura do projeto Câmara Mirim de Biguaçu, realizada na tarde deste dia 6 de dezembro, no plenário da Casa. Depois de dois anos de encontros semanais, apresentação de projetos e muito aprendizado, os vereadores mirins encerraram o mandato 2015-2016. Assim, um novo grupo de estudantes do Município assumirá as 15 cadeiras de vereador e 15 de suplentes em 2017.

Como pede o fechamento de um ciclo, a cerimônia foi repleta de agradecimentos àqueles que foram fundamentais à realização das ações programadas no calendário anual. Uma das homenageadas foi a educadora Mariza Cardoso, que esteve à frente do projeto em 2015. Após ouvir as emocionadas palavras da presidente, Danielli de Lima Moraes, Mariza também falou sobre sua experiência. “O nosso encontro foi especial para vocês, mas também foi muito enriquecedor para mim, que aprendi todos os dias”, disse Mariza.

Continua após a publicidade

Na sequência, foi a vez da atual coordenadora, Alice Borba, receber o carinho do grupo. O vereador mirim, Pedro Lucas, não economizou nas palavras de gratidão. Emocionada, Alice agradeceu. “Foi um ano de muito aprendizado mesmo, para todos nós. Vi a evolução de cada um de vocês, cada um a seu jeito. A experiência de trabalhar com este grupo foi muito especial”, disse Alice. A representante da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Fabiana Machado, eleita vereadora mirim destaque, foi outra homenageada durante a cerimônia, por meio das palavras emocionadas do vice-presidente, Davi Cristóvão.

Emoção e saudade tomaram conta durante a cerimônia de encerramento (Foto: Imprensa CMB)

Momento de recordar

Contribuindo para que a experiência do Câmara Mirim permaneça na memória, os vereadores mirins receberam um kit contendo um CD com fotografias dos melhores momentos do projeto, um relatório impresso com a retrospectiva das ações realizadas em 2016 e um porta-retrato com uma imagem do grupo. O presidente em exercício, Ednei Müller Coelho, entregou os certificados de participação dos integrantes da mesa diretora no encontro nacional Câmara Mirim 2016 – Plenarinho, na Capital Federal. Segundo a coordenadora do projeto, Alice Borba, e a servidora Carol Ramos, que acompanharam o grupo, todos foram muito elogiados em suas falações.

A 2ª secretária, Thaís Reus, relembrou projetos elaborados pelos vereadores mirins, com destaque para o Nº 508/2016 “Preparação de professores para atividades com alunos portadores de necessidades especiais”; e os Projetos de Lei Nº 28/2016 “Mochila Leve: livro no armário”, e o Nº 142/2016 “Inglês para Todos: a partir da Alfabetização”. Os três foram enviados à Brasília. Representando o presidente licenciado, prefeito em exercício, Vilson Norberto Alves, a assessora Jordana Neves recebeu das mãos da presidente Danielli e da coordenadora Alice, uma lembrança trazida de Brasília, em agradecimento ao apoio que tornou o sonho em realidade.

Ao final, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Biguaçu, vereador Ednei Müller Coelho, fez uso da palavra. “Na terça-feira passada estávamos chorando de dor, por conta da tragédia com o avião da Chapecoense. Agora, estamos chorando de emoção, por ver que uma iniciativa como essa leva tanta alegria e aprendizado aos jovens do nosso Município. Que tenhamos plantado uma sementinha em cada um de vocês. Quem sabe, além de médicos, engenheiros, professores e dentistas, não saiam daqui um futuro vereador e até prefeito de Biguaçu”, destacou o popular Patê, que por várias vezes se emocionou durante a sessão.

Publicidade