Afirmando que será desafiador avançar em questões urgentes, como a atual situação caótica da mobilidade urbana da Capital e região metropolitana, o deputado Camilo Martins (Podemos) assumiu, nesta segunda-feira (16), a coordenação da Bancada da Grande Florianópolis no lugar do deputado Marquito (Psol), durante a reunião de encerramento das atividades desenvolvidas pelo colegiado no ano de 2024.
“Será um grande desafio pois a nossa região vai crescer intensamente em 10 anos. Precisamos ter planejamento ambiental, atuação efetiva em prol da mobilidade urbana, saúde pública, entre outras pautas preementes”, pontuou o deputado Camilo Martins, que vai imprimir um ritmo mais efetivo visando buscar alternativas aos quatro principais pilares que norteiam atualmente as ações e discussões da Bancada da Grande Florianópolis. São eles, mobilidade urbana, saúde pública, saneamento básico e enfrentamento aos eventos climáticos. “Precisamos de continuidade e resolutividade a essas pautas”, observou o deputado, que é ainda o coordenador da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis.
Balanço
Durante o ano de 2024, a Bancada da Grande Florianópolis realizou 15 reuniões ampliadas com atores da sociedade, em que um dos destaques foi mitigar os problemas de mobilidade urbana da região.
Nesse sentido, o deputado Marquito citou a reativação depois de dez anos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus). “De concreto, a reativação do Plamus representa um avanço. Pois está prestes a sair do papel uma obra que visa a efetivação do transporte integrado da região metropolitana”, afirmou. O Plamus – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – tem por objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da região: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. O projeto está sendo desenvolvido pelo governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES.
Crise climática
O enfrentamento aos eventos climáticos foi outra prioridade da Bancada da Grande Florianópolis que, entre as ações, destinou uma emenda de R$ 5 milhões para a infraestrutura das 22 defesas civis municipais da região da Capital. Essa informação também foi repassada pelo então coordenador da bancada, deputado Marquito. Ainda houve a destinação de R$ 8 milhões em emendas individuais pela Bancada da Grande Florianópolis.
Além dos deputados Marquito e Camilo Martins, integram a bancada os deputados Sérgio Guimarães (União) e Sergio Motta (Republicanos).