De olho na prevenção, a Secretaria de Saúde de Biguaçu inicia na próxima semana as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A partir desta segunda-feira, 25 de março, as doses da vacina estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Na primeira etapa da mobilização, serão vacinadas as pessoas incluídas nos grupos prioritários, conforme indicado pelo Ministério da Saúde. O período definido para as atividades da campanha vai até o dia 31 de maio.
Com a medida, as autoridades em Saúde almejam aumentar a imunidade da população durante os períodos de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de evitar a sobrecarga dos serviços de saúde e, assim, assegurar um melhor atendimento às pessoas que necessitarem.
Os públicos definidos como prioridade para a vacinação são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
Gestantes e puérperas;
Professores do ensino básico e superior, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa na função;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários;
População privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A aplicação dos imunizantes será realizada nas UBS:
Fundos – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;
Santa Catarina – segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h; terças, quartas e quintas-feiras das 7h30 às 11h30;
Jardim Janaína – de terça a sexta-feira das 13h15 às 17h;
Saveiro, Vendaval, Tijuquinhas, Três Riachos, Bom Viver, Marco Antônio, Prado, Praia João Rosa, Centro e Cachoeiras – de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Para receber a vacina, será preciso apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS (se tiver) e a Caderneta de Vacinação, assim como comprovantes das condições estabelecidas para os grupos prioritários.