Começa nesta segunda-feira, dia 25 de abril, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, nas 15 Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica do município de Biguaçu. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, até o dia 20 de maio, nas pessoas que compõem os chamados “grupos de risco”. O Dia “D” de mobilização será no sábado, 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, fazendo a vacinação.
O município receberá do Ministério da Saúde, via Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (Dive), as vacinas necessárias para a população, sendo que a meta é vacinar pelo menos 80% do público prioritário, que inclui crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, indígenas, idosos acima de 60 anos, pacientes com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, detentos e os funcionários do sistema prisional.
As vacinas contra a gripe utilizadas nesta campanha pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são trivalentes, ou seja, contêm o antígeno purificado de duas cepas do tipo ‘A’ (H1N1 e H3N2) e uma do tipo ‘B’.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Arceno, explica que a vacina contra a gripe é composta por vírus inativados (mortos), que são incapazes de se replicar no organismo da pessoa vacinada, portanto não causa a gripe. “É importante lembrar que sintomas como febre, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça compõem um quadro chamado síndrome gripal, mas não quer dizer que sejam causados pelo vírus influenza. Dentre as várias infecções que causam Síndrome Gripal, apenas a influenza pode ser prevenida eficazmente pela vacinação e a imunidade é adquirida apenas duas a três semanas após receber a vacina”, completa.
Todos aqueles que apresentarem síndrome gripal com febre e dor de garganta ou tosse deverão procurar o serviço de saúde para avaliação, tratamento e acompanhamento ambulatorial. Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com quadro de febre, tosse, dispneia e hospitalizados, deverão ser notificados e efetuada coleta de material de nasofaringe para análise.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.
“A campanha de vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica Municipal de 25 de abril a 20 de maio. Quem não puder comparecer durante a semana, pode buscar atendimento no sábado, dia 30 de abril”, afirmou o prefeito Ramon Wollinger.
“A prevenção sempre é o melhor caminho em busca de uma vida mais saudável, por isso pedimos a todos os munícipes que se enquadrem no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe que se dirijam ao posto de saúde mais próximo de sua residência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gabriel Arthur Loeff.
As informações são da Secom.