Segundo o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a imunização contra a gripe em Santa Catarina já alcança 55% dos grupos sociais considerados prioritários. O resultado foi alcançado ao final do último sábado (30), quando foi realizado um trabalho intensificado de vacinação.
Ao todo, 684. 604 pessoas, entre crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, detentos, profissionais de saúde, indígenas e portadores de doenças crônicas, já receberam a dose de vacina, que vem sendo disponibilizada em 1,2 mil postos de saúde da rede pública espalhados pelo estado.
Em Santa Catarina, a população do grupo prioritário é de 1.739.814 pessoas, sendo que a meta do Ministério da Saúde é de que 80% delas sejam vacinadas até o dia 20 de maio, data do encerramento da campanha.
A vacina disponibilizada nos postos públicos é a chamada trivalente, que protege contra os vírus influenza A, cujos subtipos são o H1NI e H3Ns e influenza B. Na rede privada pode ser encontrada ainda a tetravalente, que oferece a imunização também contra o subtipo da gripe B, de menor ocorrência no estado.
Entre os segmentos que mais têm procurado a imunização contra a gripe nestes primeiros dias de campanha estão os idosos, com 61,42% do total. Este foi o caso do aposentado Angelo Luiz Rampanelli, de Florianópolis, que recebeu a imunização em uma policlínica localizada na região central do município. “Trabalhei por mais de 30 anos como técnico de enfermagem e sei a importância desta vacina, por isso hoje, com 70 anos, faço questão de recebê-la”, disse.
Ocorrência da doença
Segundo a Dive, na última quinta-feira (28) o estado contava com 23 mortes confirmadas em decorrência do vírus influenza. Deste total, 19 foram por gripe A do subtipo H1N1, três por gripe A com o subtipo ainda investigação (pode ser H1N1 ou H3N2) e uma por gripe B. Outras 111 pessoas seguem hospitalizadas em território catarinense em função da doença.
No site www.gripe.sc.gov.br, além de informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento, há a lista completa das salas de vacina existentes em Santa Catarina, tanto da rede pública como das unidades privadas credenciadas pela Dive/SC para comercializar as vacinas. No link Perguntas e Respostas são esclarecidas diversas questões.