O amor está no ar em Biguaçu! Nesse final de semana, 25 casais oficializaram os seus relacionamentos no casamento coletivo promovido em parceria pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. A cerimônia, que também faz parte das comemorações dos 190 anos do município, foi realizada no salão da Igreja Matriz São João Evangelista, no bairro Centro.
Para o tão aguardado “sim”, os noivos foram presenteados não só com a formalização da união em cartório, com a emissão das certidões, mas também com uma grande festa, com direito à celebrante, equipe de fotógrafos, maquiadores, música, coquetel e o tradicional bolo de casamento.
O defensor público e porta-voz da Assessoria de Projetos da Defensoria Pública, Tauser Ximenes Farias, conta como surgiu a iniciativa para realização do evento. “O projeto nasceu da ideia de replicar no Estado uma ação que já é promovida nacionalmente, tendo como objetivo proporcionar para as pessoas que não têm condições de custear a legitimação do matrimônio a oportunidade de ter uma experiência completa. Iniciamos pelo civil, com a isenção de taxas, e após seguimos com a celebração, em que tivemos o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, bem como de voluntários, que hoje estão atuando como colaboradores na cerimônia.
Ainda segundo Tauser, “esta é a primeira edição de muitas que virão, e escolhemos Biguaçu para começar por conta de diversos fatores facilitadores, especialmente pela receptividade e apoio oferecido pelo Poder Público Municipal”.
As noivas, Liliane Cristina da Rosa e Vitória Cristina Almeida, juntas há seis anos, conseguiram, através da ação, adiantar os planos para a união e se preparam agora para dar mais um importante passo na relação. “Planejávamos nos casar no final do ano, mas como tivemos esta chance, decidimos aproveitar. Tivemos um certo receio, por sermos um casal homoafetivo, mas fomos muito bem tratadas desde o começo. Estamos muito felizes e a expectativa, já para o próximo ano, é a chegada de um filho, para completar a nossa família”, revela Liliane.
“Grávidos” e muito apaixonados, o casal Manuela Sagaz Rodrigues e Anderson Ricardo, também viram o casamento coletivo como o momento ideal para concretizar um sonho e selar o amor entre os dois. “São três anos de relacionamento e muitas alegrias, que agora foram oficializados. Tínhamos muita vontade de nos casar, mas o dinheiro nunca era o suficiente. Felizmente esta porta se abriu e conseguimos alcançar nossa meta”, comemora Manuela.
As inscrições para o casamento coletivo foram realizadas entre os meses de março e abril, nas duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Biguaçu, como explica o secretário Auri Bitencourt. “Para contribuir com a promoção do casamento, organizamos toda a estrutura para que os noivos realizassem a inscrição aqui mesmo no município, também de forma gratuita, nos CRAS I e II, localizados nos bairros Praia João Rosa e Universitário. Oferecemos ainda o local, equipamentos de som e o coffee break, que, somados aos serviços ofertados pela Defensoria, resultaram neste evento lindo, que deve se repetir nos próximos anos”, complementa Auri.
Além do secretário, na oportunidade, representando a Prefeitura, o prefeito Salmir da Silva e o secretário adjunto de Assistência Social, Wiler Faria, também prestigiaram os noivos.