A Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan) prossegue a obra de desvio da tubulação de 800 milímetros que capta água bruta do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz. A rede de abastecimento será retirada de trecho feito dentro de mata fechada, e colocado ao lado da estrada. A meta é concluir a obra no mês de julho.
Durante o fim de semana foi grande a movimentação no local, com equipes de trabalho e maquinário aproveitando o tempo firme e o sol, já que as chuvas das últimas semanas prejudicaram todos os cronogramas de obra.
O objetivo do desvio de cerca de 600 metros de adutora, colocando-a sobre uma estrada, é retirar a pesada tubulação de ferro fundido da área considerada mais instável, constantemente encharcada e que sofre quedas de árvores e deslizamentos de terra, como o que deslocou as adutoras e prejudicou o abastecimento de parte da Grande Florianópolis na semana de 21 a 26 de maio.
As adutoras de Pilões estão assentadas no Parque do Tabuleiro, área de preservação com vasta área de mata praticamente intocada que garante a água de altíssima qualidade, que é distribuída no Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis.
As informações são da assessoria.