*Lau Maccarini
Entidades que integram o trade turístico das regiões de Florianópolis e Balneário Camboriú participaram de reunião com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, nesta sexta-feira. O encontro apresentou aos representantes dos setores que promovem o turismo catarinense, os principais desafios da empresa para a alta temporada e os investimentos realizados.
Todos os anos, a Celesc executa diversas obras e ações que visam atender o Litoral de forma cada vez mais adequada. Somente em 2015, a empresa destinou R$150 milhões em obras de ampliação e melhoria do sistema elétrico no Litoral. “A iniciativa visa estreitar o relacionamento da Celesc com essas entidades para que possamos ser ainda mais efetivos na tomada de decisões referente ao atendimento do litoral na alta temporada”, comentou Siewert.
Na região de Balneário, entre as obras realizadas destaque para a repotenciação da Linha de Transmissão (LT) entre as subestações Salseiros e Balneário Camboriú, que permitiu triplicar a capacidade de transporte de energia para atendimento da demanda local. Com 17 quilômetros de extensão, a LT ganhou novas estruturas e todos os condutores e cadeias de isoladores foram substituídos.
Fundamental para reforçar o suprimento de energia à região Sul de Palhoça, na Grande Florianópolis, a subestação Palhoça Pinheira está em fase final de construção e deve entrar em operação até o final deste ano. Com suprimento no sistema de 138 kV, a estrutura levará energia de mais qualidade a moradores da Pinheira, da Praia do Sonho e da Ponta do Papagaio, beneficiando cerca de 50 mil pessoas, além de mais de 100 mil turistas que visitam a região todos os anos.
A subestação Ingleses, por sua vez, deve estar concluída, de forma completa, até abril de 2016, porque o andamento das obras foi prejudicado pelas chuvas que predominaram nos últimos meses. No entanto, está prevista uma etapa provisória, com a energização de um transformador de potência em dezembro deste ano.
Além de investimentos em obras, a Celesc também executa ações preventivas para a redução de ocorrências, como poda e roçada ao longo do traçado das redes, inspeção de pontos frágeis com o uso de termovisores, e ainda promove reforço no atendimento comercial, com a contratação de profissionais para o atendimento presencial e via call center.
*Lau Maccarini é assessor de comunicação