O centro de Biguaçu terá sete ruas totalmente bloqueadas para o trânsito de veículos no dia 12 de Julho – data em que a Tocha Olímpica passará pela cidade – e outras 29 ruas e servidões parcialmente bloqueadas, onde será permitido apenas o trânsito local (de moradores). No entanto, dessas 29, em pelo menos 25 não haverá saída para nenhum lado, já que são paralelas ou transversais àquelas sete onde estarão cavaletes fechando as vias. A Polícia Militar vai monitorar para que o perímetro bloqueado seja respeitado (Veja o mapa no final do texto).
Os detalhes foram mostrados nesta segunda-feira à noite, a residentes, comerciantes e empresários do bairro, durante uma reunião na Biblioteca Municipal. O diretor de Trânsito, Carlos Henrique Rech, explicou que, além de restrição no trânsito, a partir das 6h da manhã do dia 12 não será permitido estacionar veículos nas ruas João Born, João Pessoa, em trecho da rua 7 de Setembro, na Prefeito Leopoldo Freiberger, Hermógenes Prazeres, Barão do Rio Branco e em trechos das ruas Santos Dumont e Lúcio Born.
“A restrição no trânsito e a proibição de estacionamento nessas ruas é uma norma estabelecida pelo comitê organizador do evento e da Força Nacional de Segurança”, comentou Rech. Ele ainda disse que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar poderão solicitar o uso de caminhões guinchos para a retirada de carros ou motocicletas estacionados nas ruas que estão em vermelho no mapa. “Vamos precisar contar com a compreensão e colaboração das pessoas nesse dia”.
Nas ruas transversais – que estão em cor laranja – poderão ficar carros estacionados. No entanto, a partir das 6h eles não poderão mais sair, visto que a polícia já vai colocar os cavaletes e bloquear as vias. A comissão municipal que está cuidando disso vai verificar, entre esta terça-feira (5) e a próxima segunda-feira (11), a possibilidade de conseguir espaços para servirem de estacionamento de automóveis, para aquelas pessoas que trabalham fora de Biguaçu e precisam sair de manhã. A rua 7 de Setembro – a partir da esquina com a Leopoldo Freiberger até a rua João M. Rosa – e a avenida João Marcondes de Mattos poderão ser usadas para estacionar (em locais que serão previamente demarcados para isso).
Uma equipe também sairá de casa em casa avisando aos moradores das ruas impactadas com a medida. Ainda será feito o uso de um carro de som para avisar as providências que estão sendo tomadas.
A Tocha em Biguaçu
A passagem do evento de revezamento da chama Olímpica no município está sendo custeada por patrocinadores e não gera despesas aos cofres públicos. A Prefeitura está fornecendo servidores municipais que trabalham na organização local. O trecho a ser percorrido será de dois quilômetros, com o local de partida bem em frente ao Mercado Público, passando pelas ruas João Born, João Pessoa, 7 de Setembro, Prefeito Leopoldo Freiberger e Hermógenes Prazeres, com o término na praça Nereu Ramos.
A chama será conduzida por dez pessoas e o revezamento ocorre a cada 200 metros. Haverá apresentações culturais e esportivas ao longo do trajeto. Dos dez condutores, o município teve o direito de escolher um, que será a ex-atleta Célia Maria Goedert Neis. Os outros nove são escolhidos pelos patrocinadores do evento (Coca-Cola, Bradesco e Nissan). Entre esses selecionados também há moradores da cidade.
Clique no mapa para ampliá-lo
(Está em alta resolução. Será melhor visualizado em computadores, ao invés de smartphones)
Ruas de cor vermelha: totalmente bloqueadas
Ruas de cor laranja: parcialmente liberadas, mas com bloqueio no cruzamento com as ruas em vermelho
Ruas de cor azul: trânsito liberado.