A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém o Centro de Castração de Animais de Biguaçu (Cecab). No local, são realizadas cirurgias de esterilização de forma totalmente gratuita de cães e gatos, desde que os tutores comprovem residência no município.
O Cecab funciona na Rua São José, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Centro. O horário de atendimento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Os cadastros dos animais poderão ser feitos pessoalmente pelos seus tutores na sede do Cecab ou pelo WhatsApp (48) 99121-5217. O telefone fixo para mais informações e esclarecimentos de dúvidas é o (48) 3039-8462.
Veja os requisitos e documentos necessários para cadastrar o seu pet para castração:
– Comprovante de residência em Biguaçu (contas de água, luz, telefone etc). Se não estiver no seu nome, leve o contrato de aluguel ou declaração autenticada em cartório, assinada pelo dono do imóvel;
– Documento de identificação do proprietário do animal (Carteira de Motorista, RG ou CPF);
– Carteira de vacinação do animal em dia, com as vacinas Polivalente (disponível no Cecab) e da Raiva (não disponível);
– Foto do animal de frente e de lado, peso e idade atuais;
– Não é realizada cirurgia em cães braquicefálicos (focinho curto), gatos Persas e animais que apresentam doenças prévias que possam trazer riscos no procedimento cirúrgico;
– Cães das raças Yorkshire e Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia) precisam ser previamente avaliados pelo médico veterinário antes da efetivação do cadastro;
– Os animais precisam ter a idade adequada para passar pelo procedimento, sendo de cinco meses para cães e gatos machos e a partir de seis meses para as fêmeas.
É importante ressaltar que castração é saúde, pois evita o aparecimento de doenças e a reprodução desenfreada.
Outros serviços
Além das cirurgias de castração, o Cecab também realiza outras atividades, como:
Eutanásia
Pode ser indicada nas situações em que o bem-estar dos animais estiver comprometido de forma irreversível, sendo um meio de eliminar a dor ou o sofrimento, os quais não podem ser controlados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos, ou se o animal constituir ameaça à saúde pública.
O Cecab não faz atendimentos clínicos, porém, animais nos quais o prognóstico seja desfavorável, são avaliados pelo médico veterinário, e mediante sofrimento evidente, são submetidos à eutanásia de forma indolor e humanitária.
Vacinação
Os animais devem começar seu protocolo de vacinação ainda filhotes, para garantir uma proteção completa contra doenças. É um cuidado básico de saúde dos animais domésticos, devendo ser reforçada todos os anos.
No Cecab é disponibilizada a vacina Polivalente, que é cobrada para solicitação das cirurgias de castração, além da vacina contra a Raiva, não disponível no Cecab, mas se trazida adequadamente pelo tutor (em caixa refrigerada) pode ser aplicada no local. São aceitas vacinas nacionais e importadas para a efetivação do cadastro do animal para a esterilização.
Orientações
Os profissionais da equipe do Cecab também prestam informações aos tutores de animais sobre assuntos como saúde, proteção, alimentação, higiene, controle de parasitas e vermífugos.