Centro de Castração de Biguaçu completa três anos com média de seis cirurgias por dia

Publicidade
Centro de Castração realiza média de seis cirurgias por dia (Foto Martha Huff – DICOM PMB)

Da Assessoria – No mês de março, o Centro de Castração de Biguaçu (Cecab) completará três anos de atividades. Localizado na Rua São José, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Centro, o serviço é mantido pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. De segunda a quinta-feira é realizada por dia uma média de seis esterilizações em cães e gatos gratuitamente, o que corresponde a cerca de 1.200 cirurgias por ano.

As cirurgias são efetuadas por dois médicos veterinários do quadro de servidores concursados da Prefeitura, o coordenador Dr. Cláudio Dantas e Dr. Gilnei Garcez. Integram a equipe as auxiliares Manoela de Amorim e Jaqueline Simas, além do estagiário Lucas Carreira.

Continua após a publicidade

O projeto de criação do Cecab nasceu no ano de 2011 com o “Castramóvel”, uma unidade móvel onde eram realizadas as cirurgias. Com o crescimento da iniciativa e para oferecer uma melhor estrutura de trabalho para os profissionais e de atendimento para os animais e proprietários, as atividades passaram a ser realizadas em sede própria, inaugurada em 24 de março de 2015.

Para requerer a castração de seu cão ou gato, o morador do município deve apresentar documento de identidade e um comprovante de residência atual. Também é necessário levar a carteira de vacinação do animal. “A vacinação é de extrema importância para os animais, evitando a disseminação de doenças no município, que podem inclusive afetar os humanos, como a Raiva”, explicou o coordenador.

O tempo de espera para a cirurgia é de cerca de dois meses. Aproximadamente 15% dos animais cadastrados não são levados por seus donos por desistência, troca de número de telefone ou por não atender as ligações para confirmação da data e horário da esterilização. O Cecab atende ainda animais de rua levados por protetores que atuam em projetos de adoção consciente.

“Castração é saúde, pois evita o aparecimento de doenças em fêmeas e machos, como câncer, e evita a reprodução desenfreada, o que aumenta casos de animais abandonados nas ruas”, destacou Dr. Cláudio.

Para o prefeito Ramon Wollinger, “o funcionamento do Centro de Castração demonstra a preocupação com a saúde pública e o bem-estar animal em nossa cidade. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos, bem como o apoio de protetores e voluntários preocupados com a causa animal”.

O secretário de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, que é médico efetivo da rede municipal, lembra de que “o principal objetivo do serviço é basicamente realizar castrações. As vacinações e todos os cuidados com os animais são legalmente de responsabilidade dos proprietários. Estes têm a obrigação de promover a saúde de seu animal de estimação. Com essa atividade a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem procurando promover o controle populacional”.

Além das esterilizações, também são realizados procedimentos de eutanásia em animais em sofrimento, idosos ou com doenças terminais.

O Cecab funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Telefone (48) 3039-8462.

Publicidade