Uma pesquisa da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) divulgada nesta quinta-feira (15) aponta o perfil do turista que frequentou as praias catarinenses neste verão. Conforme o estudo, 75,7% deles moram no Brasil, 18,8% são da Argentina, 2,8% no Uruguai e, os restantes 2,8%, de outros países.
O levantamento foi feito durante esta temporada de verão em Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul. Para a amostragem, foram entrevistadas cerca de 300 pessoas em dias alternados de janeiro, nas praias, comércio e centro das cidades.
O tempo médio de permanência dos turistas no litoral catarinense é de 13 dias. Em Laguna, Porto Belo e Bombinhas, eles costumam ficar mais de 20 dias, conforme a pesquisa. Em Florianópolis, 11 dias. Imbituba, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, 9 dias.
A maioria das pessoas chegou às praias do estado com o próprio carro, 74,7% dos turistas. De avião, chegaram 12,2% e, de ônibus, 9,7%.
Também segundo os dados, as preferências de hospedagem são imóvel alugado, hotéis e similares e imóveis de parentes amigos. Em São Francisco do Sul, 66% foram para casas alugadas. Já em Imbituba, 70,6% ficaram em hotéis.
Quem são e para onde vão
Florianópolis foi a cidade que mais atraiu turistas estrangeiros, sendo 30,3% de fora do país. Já Laguna foi a que mais recebeu turistas catarinenses: 57,7% dos visitantes são do próprio estado.
Dos brasileiros, os gaúchos são os que mais visitam as praias do estado: um total de 27,4%. Depois deles, estão os turistas do Paraná, com 17,4%, e de Santa Catarina, 15,3%.
Conforme a pesquisa, os paranaenses preferiram São Francisco do Sul, sendo 57,1% dos turistas na cidade. Já os gaúchos foram maioria em Garopaba, representando 52,9%.
As informações são parte de uma pesquisa que será divulgada de forma completa em março deste ano, informou a Fecomércio.