A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) contribuiu com a realização de 141 eventos ligados à ciência e tecnologia em todo o estado. Os recursos alocados por meio da chamada Proeventos 2016-2017 totalizaram R$ 1,95 milhão e atenderam a 18 instituições de ensino, pesquisa e extensão como Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e Unibave (Centro Universitário Barriga Verde). A chamada anterior havia disponibilizado R$ 1,8 milhão.
Em andamento até fevereiro, o Proeventos 2016 apoia eventos como congressos, seminários, simpósios e semanas acadêmicas das mais diversas áreas do conhecimento (gráfico), com abrangência nacional (40), estadual ou regional (63) e internacional (38). Segundo Gilberto Montibeller, um dos coordenadores de projetos da Fapesc e responsável pela chamada, o destaque deste ano foi a descentralização dos eventos, tendo aumentado principalmente na região Oeste, onde aconteceram 31.Em relação às outras regiões, ocorreram 46 eventos na Grande Florianópolis, 20 no Sul do estado, 18 no Vale do Itajaí, 9 na região Serrana e 17 no Norte catarinense.
Um exemplo de evento fora dos grandes centros foi a primeira edição do HOJE! – Encontro para Inovação, que atraiu 1,5 mil participantes e foi realizado em Concórdia, pela UnC (Universidade do Contestado). Para o coordenador de projetos da Fapesc, Randolfo Decker, que participou do evento e representou a fundação, nunca havia ocorrido um evento sobre inovação na região com essas proporções, que conseguiu reunir academia e setor empresarial e contou com a presença de palestrantes de vários estados. “O evento mostrou o potencial econômico e de inovação da região, além de promover discussões para estimular o espírito do empreendedorismo”, disse.
Propostas
O edital foi dividido em três fases de submissão de propostas, apoiando eventos programados de março de 2016 até fevereiro de 2017. O cronograma do edital se encerra com o XIV Workshop da Rede de Pesquisadores de Cidades Médias, da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), em 28 de fevereiro. Na sequência, inicia-se o apoio aos eventos selecionados na fase 1 da chamada 2017, que já está aberta e tem submissão da primeira fase até 20 de janeiro.
Heloisa Dallanhol
Fapesc