Chove 39 milímetros na Grande Florianópolis nas últimas 48 horas

Publicidade

As chuvas das últimas 48 horas, na Grande Florianópolis, chegaram a 39 milímetros (equivalente a 39 litros de água por metro quadrado de área) na estação meteorológica de São José. Foi o maior volume registrado na região metropolitana, seguido de 37,8 mm em Santo Antônio de Lisboa, dentro da ilha. Outras duas estações na capital marcaram 29,4 mm e 28,7 mm. Em Antônio Carlos, as precipitações somaram 27 mm.

Continua após a publicidade

De acordo com informações da Epagri/Ciram, a chuva de intensidade moderada a fraca, mas de forma intermitente no Litoral e áreas próximas, como o Vale do Itajaí e até em parte da Serra, ocorre devido a um sistema de alta pressão no oceano, na altura do Uruguai e Argentina, além de um sistema de baixa pressão ao largo do Litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Juntos, os dois sistemas causam um fenômeno chamado pelos meteorologistas de circulação marítima, que favorece a entrada de umidade do mar junto à costa catarinense. “O resultado é o céu parcialmente nublado a encoberto com poucos períodos de melhoria”, pontua nota da Epagri/Ciram.

 

Publicidade