Chuva persistente desde domingo supera 70mm no Litoral de SC

Publicidade

Esta quinta-feira foi o quinto dia consecutivo com chuva no leste de Santa Catarina. O total da precipitação nesse período ficou acima de 50 milímetros (mm) em boa parte dos municípios entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado, ultrapassando os 70 mm em Florianópolis (71 mm), Barra Velha (72 mm), Joinville (77 mm) e Barra do Sul (78 mm). E a previsão não muda nos próximos dias, permanecendo a condição de chuva no Litoral de SC.

As chuvas estiveram associadas ao transporte de umidade do mar em baixos níveis (altura em torno de 1500m), em direção ao leste catarinense, o que é favorecido pela circulação de ventos (entre leste e nordeste) gerada a partir de um sistema de alta pressão (anticiclone) no Oceano Atlântico, com centro na altura do litoral do Uruguai. Essa condição atmosférica resulta na formação de nuvens de baixa altitude. Com isso, a chuva não chega a ser de forte intensidade, apresentando totais inferiores a 10mm/hora, mas sua persistência resultou nos elevados totais registrados entre os dias 19 e 23 de março.

Continua após a publicidade

Essas chuvas persistentes por vários dias consecutivos, associadas ao que os meteorologistas chamam de “circulação marítima”, são bem características das regiões entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Na tarde de hoje (23), outro sistema atmosférico favoreceu chuva intensa no Litoral Sul de SC: a corrente de jato subtropical, que são ventos fortes em altos níveis da atmosfera. Em alguns municípios da região, foram registrados em torno de 30mm entre uma e duas horas. Em Sombrio, foram 50mm em apenas uma hora. E esta condição de pancadas de chuva mais intensa permanece para o Sul de SC, entre os dias 23 e 24.

As informações são da meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram.

 

Publicidade