Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC. O evento ocorrerá durante a Semana Nacional do Alimento Orgânico, no próximo dia 1 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em Florianópolis.
Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc mediante o Programa SC Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi desenvolvido com êxito desde 2012 e concluído em 2017.
Por meio do Programa SC Rural, a Cidasc realiza coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.
O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.
Também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos, por meio dos quais saberemos o que pensam os produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com o alimento orgânico. Essas informações serão úteis para a proposição de políticas públicas para o setor.
O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.
Inscreva-se para participar do Seminário clicando aqui.
Programação:Dia 01/06/2017
Local: Auditório da Epagri, Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Itacorubi, Florianópolis, SC, Brasil.
Manhã
(Mesa Redonda Mapa, Cidasc, resultados do monitoramento MPOrg-SC)
8 às 9h – Credenciamento
9 às 9h15 – Abertura
9h15 às 10h – Resultados do MPOrg-SC Cidasc, SC Rural – Eng. Agr. Matheus M. Fraga
10 às 10h30 – Resultados das atividades do Mapa – Eng. Agr. Eduardo Amaral
10h30 às 11h – Pesquisa Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos – Eng. Agr. Mario A. A. Verissimo
11 às 11h30 – Debate
Tarde
(Palestras sobre Produção/Produtos Orgânicos)
13h30 às 14h30 – Qualidade do alimento orgânico e segurança alimentar – Profa. Nutricionista Elaine de Azevedo (UFES)
14h30 às 15h30 – Mercados de alimentos orgânicos e os desafios de aproximar produtores e consumidores – Eng. Agr. Oscar Hover (Professor UFSC)
15h30 – Intervalo
15h50 às 16h40 – Apresentação de experiências dos agricultores da Rede Ecovida
16h40 – Debate
Programa SC Rural
O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.
O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.