Circuito da Saúde incentiva a prática de atividades físicas em Biguaçu

Publicidade

Assessoria

O último sábado (8) foi dedicada ao esporte e promoção da saúde. Durante toda a manhã foi realizado o 1º Circuito da Saúde pelas ruas de Biguaçu. O projeto foi desenvolvido pelo Isev (Instituto de Saúde e Educação Vida), em parceria com a Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado dia 5 de agosto..

Continua após a publicidade

O circuito de 4,15 quilômetros iniciou no Parque Municipal Lagoa do Amilton, percorrendo as ruas da Praia João Rosa e Centro da cidade, promovendo a saúde e a inclusão social com a participação de atletas, grupo amadores de corrida, idosos, pacientes do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) e alunos da Apae. O circuito também contou com o apoio da rádio Band FM que animou os participantes, fazendo a sonorização durante o percurso.

Vencedores da categoria corrida - 2 Joao Ribeiro, 1 Valmir Alves e 3 Bruno Alves de MoraesAntes de iniciar o circuito, os participantes se inscreveram doando 2kg de alimentos não perecíveis, fizeram o controle dos sinais vitais com profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e alongamento. ”Todo o percurso foi escoltado por uma viatura da Polícia Militar a acompanhado por uma ambulância com uma enfermeira do programa Melhor em Casa, para auxiliar no caso de alguma emergência”, explicou a diretora assistencial do Isev, Raquel Cúrcio.

A premiação foi dividida em duas categorias: uma para os corredores e uma especial para quem possui alguma limitação física ou psíquica. O vencedor da categoria corrida foi Valmir Alves, que completou o circuito em 10 minutos e 11 segundos, seguido de João Ribeiro em 2º lugar e Bruno Alves de Moraes em 3º. Já na categoria especial, o 1º lugar ficou com Ismael de Oliveira, paciente do CAPS, em 2º Marcos Antônio Paro Junior e 3º Rodrigo Xavier Figueiredo, ambos alunos da APAE.

1 lugar da categoria especial ficou com Ismael de Oliveira, em 2 Marcos Antonio Paro Junior e 3 Rodrigo Xavier Figueiredo “A ideia foi além de incentivar a prática de exercícios físicos, promover a inclusão social incentivando a participação de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), alunos da Apae e grupos de idosos”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira.

“Ações como esta incentivam a mudança de comportamento da população e a promovem o entendimento da necessidade da realização de exercícios físicos. Tenho certeza que este circuito será o primeiro de muitos”, ressalta o Prefeito Ramon Wollinger, que participou ativamente do circuito.

O evento terminou com o sorteio dos brindes fornecidos pelas lojas Armação Surf Shop, Bem Natural, Cia da Saúde, Corpo em Forma e Ponto dos Esportes e uma animada aula de Zumba, ministrada pela educadora física do Nasf, Gisely Orsi.

O ponto de partida e chegada do 1 Circuito da saude foi em frente ao Parque Municipal Lagoa do Amilton

Publicidade