Dirigentes dos dez clubes que disputarão o Campeonato Catarinense 2016 definiram, nesta sexta-feira à tarde, durante a realização do Conselho Técnico da competição, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FMF), em Balneário Camboriú, que a fórmula de disputa será com turno e returno, com os líderes de cada um disputando o título. No entanto, se algum time vencer as duas fases, será declarado campeão e não haverá final
Além do modelo escolhido, os dirigentes também analisaram um formato idêntico ao do Campeonato Brasileiro das séries A e B, com turno e returno, mas sem final, sagrando-se campeão quem chegar na frente – hipótese que foi rechaçada pela maioria. A ideia foi levantada pela diretoria da Chapecoense, mas não encontrou apoio.
Conselho Técnico
Ficou definido que o certame ocorrerá em 19 datas (com a decisão em ‘jogo seco’). No entanto, se houver possibilidade de utilização de vinte datas, serão realizadas duas partidas finais, ida e volta. A equipe que somar mais pontos na classificação geral decidirá o título jogando como mandante.
A 1ª rodada será realizada no dia 31 de janeiro, provavelmente com uma partida de abertura no sábado (30). O Catarinense Série A 2016 terminará no dia 8 de maio. O Departamento de Competições da FCF deve confeccionar a tabela do Catarinense Série A 2016 na próxima semana.
O Conselho Técnico também colocou em votação o número de equipes que serão rebaixadas para Série ‘B’ em 2016. O Figueirense opinou pelo rebaixamento de apenas uma equipe, mas o Joinville pela manutenção de duas. Por 29 votos contra 26, venceu a sugestão de manter o descenso de dois clubes.
* Com FCF