Inicia nesta segunda-feira (2) a revitalização da Rua 13 de Maio, umas das principais vias públicas de Biguaçu. Inserida dentro de dois bairros populosos, Prado e Saudade, a rua é também o principal acesso para a região rural do município. A via pública está há anos com problemas estruturais e apresentando frequentes buracos, o que gera constantes reclamações dos usuários. O investimento será de R$ 5 milhões e a previsão é de que seja entregue em 10 meses. O empréstimo ficará para o próximo prefeito pagar. A reforma ocorrerá em pleno período eleitoral. O prefeito Ramon Wollinger (PSD) não pode concorrer à reeleição, mas deseja que seu grupo político (que está no poder há 11 anos) se mantenha na Prefeitura de Biguaçu, vencendo as eleições deste ano.
Conforme a assessoria, a revitalização contempla nova pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, implantação de rede de águas nos dois lados da via, construção de calçada com acessibilidade em um dos lados e realocação dos postes de energia elétrica.
Nos primeiros dias, a empresa vencedora do processo licitatório executará trabalhos de topografia, estaqueamento e montagem do canteiro de obras com depósito de materiais e equipamentos.
Para minimizar os transtornos, a obra será executada por partes. A cada 300 metros será removido o pavimento atual, executada uma nova base, implantada a drenagem e a rede de água e aplicado o asfalto. A execução da calçada será a última etapa, pois acompanhará a realocação dos postes de energia elétrica.
Os motoristas e pedestres que transitarem pela Rua 13 de Maio durante a execução das obras precisarão de um pouco de paciência, pois em alguns momentos a via será fechada para que as máquinas, caminhões e operários possam executar as atividades. Para melhor organizar o trânsito, será utilizado o sistema Pare/Siga com a presença de monitores orientando os motoristas, parando e liberando os veículos. Os acessos às vias adjacentes também serão sinalizados, sendo fechados quando houver necessidade e posteriormente liberados.
Dois pontos importantes do projeto é implantação da rede de abastecimento de água, que será executada pela Companhia de Águas e Saneamento (Casan) nos dois lados da via e que ficará sob a calçada, evitando a necessidade de cortar o asfalto para manutenções e mudança dos poste de energia elétrica, seguindo os padrões exigidos pela Lei de Acessibilidade.
As obras de revitalização da Rua 13 de Maio serão executadas pela empresa Qualidade Construções e Pavimentações, vencedora da licitação. O valor do investimento será de R$5.049,19, recurso proveniente de empréstimo junto à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), através do programa Badesc Cidades.
Com informações da assessoria.