Começa a coleta de resíduos volumosos em Biguaçu

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi) e Secretaria Municipal de Administração, iniciou nesta segunda-feira (9) a coleta de resíduo volumoso no município. O objetivo do programa é combater a deposição indevida de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e pneus em terrenos baldios e espaços públicos.

O serviço será realizado pela empresa Recicle Aqui, vencedora de processo licitatório e que faz a coleta seletiva no município. O serviço não tem ônus ao Poder Público, já que a empresa é responsável pelos veículos que farão a coleta, separação, comercialização e destinação do lixo.

Continua após a publicidade

“Manter a cidade limpa e mais bonita não é responsabilidade exclusiva da Prefeitura. Estamos lançando este novo serviço e precisamos da colaboração da comunidade. É preciso que cada um faça sua parte e descarte o que não se aproveita de forma consciente, observando o cronograma do seu bairro e nos ajudando na divulgação”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.

Desde 2017, a coleta de lixo em Biguaçu vem passando por mudanças. Em maio, a coleta do lixo convencional passou a ser feita pela empresa HMS Gestão de Resíduos, que implantou a coleta noturna nos bairros, visando não obstruir vias públicas e evitando transtornos no trânsito. Em setembro, a Prefeitura retomou a coleta seletiva após ampla divulgação nos bairros, igrejas e unidades escolares do município.

“Esta é a terceira fase da nova gestão de resíduos sólidos no município e que além do cunho ambiental tem grande impacto nas finanças do município. Pagamos um valor muito abaixo do que pagávamos antes pela coleta do lixo comum, iniciamos um novo modelo de coleta seletiva e pela primeira vez a prefeitura recolherá material pesado e volumoso”, destaca o secretário municipal de Administração, Daniel César da Luz.

Além do cronograma estabelecido para o recolhimento, o mesmo da coleta seletiva, os munícipes poderão agendar com a empresa Recicle Aqui a retirada de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 no telefone 48 3243-5946. Informações também podem ser obtidas através do telefone 0800-6012282 da Ouvidoria Municipal e no BiguáZap da Famabi, 48 99138-5240. Confira abaixo o que é e o que não é recolhido e o dia que o caminhão passará no seu bairro:

O que é recolhido

Eletrodomésticos (televisores, máquinas de lavar, fogões, etc), eletrônicos (computadores e seus componentes, celulares, aparelhos de som, etc), móveis e pneus.

O que não é recolhido

Resíduos de materiais de construção, podas de vegetação/galhos/árvores e lixo convencional.

Cronograma

Segunda-feira: Vendaval, Universitário, Boa Vista, Rio Caveiras e Fundos;

Terça-feira: Centro, Prado de Baixo, Praia João Rosa, Saveiro, Morro da Bina e Mar da Pedras;

Quarta-feira: Jardim Janaína e Bom Viver;

Quinta-feira: São Miguel, Tijuquinhas, Cachoeiras e Areias de Cima;

Sexta-feira: Encruzilhada, Saudade, Prado e Beira Rio.

Observação: Coleta em outras localidades do município podem ser agendadas no telefone (48) 3243-5946.

Publicidade