Confiança da Indústria aumenta quase 1 ponto percentual em dezembro, mostra FGV

Publicidade

EBC_agencia_brasilA prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) sinalizou, em dezembro deste ano, alta de 0,9 ponto percentual, em relação ao resultado fechado do mês de novembro, passando de 74,8 para 75,7 pontos. No mês anterior, o índice havia fechado em queda de 1,4 ponto.

Os dados divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) indicam que a prévia do último mês do ano, no índice livre dos efeitos sazonais, foi determinada pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes.

Continua após a publicidade

A pesquisa revela que o Índice de Expectativas (IE), que afere as perspectivas do setor em relação ao comportamento futuro melhorou, podendo aumentar em 1,9 ponto, atingindo 77 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) deverá permanecer estável em 74,8 pontos.

O resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) sinaliza alta de 0,4 ponto percentual, entre novembro e dezembro, passando de 74,6% para 75%, neste caso o maior nível desde setembro último.

A série dessazonalizada do Índice de Confiança da Indústria vem alternando resultados positivos e negativos deste julho desse ano quando fechou o mês em alta de 1,5 ponto percentual. Em agosto fechou em queda de 2 pontos, ficando praticamente estável em setembro, ao apresentar ligeira alta de 0,3 pontos. Deu um salto em outubro ao chegar a crescer, sempre na série dessazonalizada, 3,1 pontos percentuais, a melhor do semestre, voltando a cair em novembro: menos 1,4 pontos.

A prévia definitiva de dezembro deverá ser divulgada pela FGV na próxima segunda-feira (28). Para o levantamento de dezembro os técnicos da Fundação consultaram 780 empresas entre os dias 1 e 16 neste mês.

Publicidade