O economista da Federação Comercial e Industrial de Santa Catarina (Facisc) Leonardo Alonso Rodrigues recomendou, a empresários biguaçuenses, atenção aos números que indicam a retomada da economia no Brasil. Ele ministrou, na noite desta segunda-feira (15), no Centro Educacional David Crispim Correa, a palestra “Os Rumos da Economia e Seus Impactos em Santa Catarina”, a convite da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
A explanação do consultor da Facisc abordou, de forma clara, o atual cenário econômico, com sinais de recuperação da economia. Ele pontuou os números que indicam o fim da recessão e o início – ainda que a passos lentos – de um novo momento, com juros em queda, inflação baixa, aumento de valor de mercado das empresas na bolsa de valores e o retorno gradativo de investimentos.
Leonardo disse, ao Biguá News, que o empresariado biguaçuense deve estar atento aos números para aproveitar as oportunidades que a retomada da atividade econômica vai proporcionar, sobretudo no segundo semestre de 2017, mas com maior intensidade em 2018. “Os empresários devem estar bem abertos ao diálogo com o setor público, o privado e a sociedade como um todo; estar muito antenado com as informações, ou seja , participar de eventos como esse de hoje, pois isso ajuda o empresário a tomar decisões mais assertivas; e evidentemente que, diante de uma crise, fazer uma boa gestão do seu negócio”, explicou.
Leia também: Acibig e CDL promovem campanha sobre associativismo empresarial
O economista também avaliou ser momento de planejar novos investimentos para as empresas que já sintam os sinais positivos da nova guinada econômica. Contudo, aqueles negócios que ainda estão em dificuldades devido à crise devem manter administração sob controle e se programar. “Se analisada a oportunidade evidentemente pode ser feito o investimento, mas eu diria que se o negócio não está dando seus frutos e resultados positivos, é momento de manter a cautela e acompanhar um pouco mais a situação econômica e política do país”, considerou Rodrigues.
A palestra de Leonardo faz parte de uma programação da Acibig e CDL, pautando ações específicas para lojistas, prestadores de serviços e indústrias da região. Durante o mês de maio, as entidades estarão visitando empresários da região, divulgando iniciativas e serviços voltados a atender necessidades dos mais diversos segmentos de negócios.