O coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina Heriberto Rocha Peres, de 55 anos, assinou, nesta quinta-feira (2), ficha de filiação ao partido Republicanos, de Biguaçu. Ele é declarado pré-candidato a prefeito do município nas eleições deste ano. O ato de filiação ocorreu de forma restrita aos dirigentes partidários, devido à pandemia do coronavírus. O prazo para estar filiado a algum partido aos interessados em ser candidato no pleito deste ano termina neste sábado, dia 4 de abril. Para disputar algum cargo eletivo no dia 4 de outubro de 2020, é necessário ter, no mínimo, seis meses de filiação partidária.
O presidente do Republicanos de Biguaçu, Jackson Cardoso Silveira, disse, ao Biguá News, que a entrada do coronel eleva o partido a uma condição de ter espaço na disputa majoritária, postulando uma candidatura a prefeito ou a vice.
“Para nós do Republicanos, temos a alegria de poder dizer que apresentamos à sociedade uma pré-candidatura comprometida com os princípios do conservadorismo, que acredita em Deus, na família, na vida e nas pessoas. Esta filiação tem o compromisso de poder preservar a vida, a família e os princípios cristãos independente de qual seja a religiosidade das pessoas. Coronel Peres conhece nosso Município e suas necessidades. Biguaçu precisa de uma renovação. Até um dia desses estava combatendo a bandidagem, agora estará combatendo a corrupção”, comentou Jackson.
Quando estava na ativa da PM, Peres foi comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) – que atende a Comarca de Biguaçu. Também comandou o BPM de Brusque. Atualmente atua com voluntariado. Uma das suas atividades desde que foi para a reserva é a de chefe escoteiro.
Peres tinha a intenção de se filiar ao Aliança pelo Brasil, que o presidente Jair Bolsonaro está criando. Contudo, até agora não há a quantidade de assinaturas necessárias para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologar a fundação do novo partido. Também chegou a conversar com o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), onde está filiado o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.