Cotas da Primeira Liga serão igualitárias

Publicidade

Globo Esporte

Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga, disse que o torneio será transmitido com exclusividade pela TV Globo, SporTV e Premiere. O acordo tem validade somente para a competição de estreia, em 2016. Uma nova reunião está marcada para o dia 5 de janeiro, em Belo Horizonte, para acertar a tabela final e outros assuntos pendentes. Sobre a divisão do valor arrecadado, Gilvan diz que parte será destinada ao campeão e vice do torneio além das despesas de custo e que o restante será dividido em cotas iguais aos 12 times participantes.

Continua após a publicidade

– Nós fechamos o contrato com a TV Globo. Ficou tudo acertado para o ano quem vem. Vamos dividir as cotas igualmente para todos os clubes para não ter problema com ninguém.

A nova disputa terá a participação de Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Coritiba, Atlético-PR, Criciúma, Avaí, Figueirense, Grêmio e Internacional. No início de dezembro, Gilvan chegou a anunciar que o Cruzeiro não participaria do Liga em 2016, mas o mandatário voltou atrás e manteve o time celeste na competição, que começa no dia 27 de janeiro.

Após o Cruzeiro confirmar a participação no torneio, Alexandre Kalil, então diretor executivo da Liga, deixou o cargo. Segundo o dirigente, um complô formado por cinco clubes, não revelados por ele, foi a principal causa. Gilvan evitou comentar o assunto e disse que as equipes já procuram um novo profissional para gerir o torneio.

– Na época, o Cruzeiro estava fora da Liga. O presidente do Flamengo estava coordenando uma reunião extra e, por isso, o Kalil o procurou para comunicar a saída. Nessa reunião extra, a decisão foi tomada por 11 clubes, pois o Cruzeiro não compareceu. Decidiram então anular a assembleia anterior com o então presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, dizendo que estava fora do cargo para o qual ele havia sido eleito. E assim o presidente do Cruzeiro voltou a ser o presidente da Liga, com o mandato sendo prorrogado. Na próxima reunião, em Belo Horizonte, vamos decidir se elegemos um novo presidente e estamos procurando um novo CEO (executivo-chefe) com o perfil de marketing, para trazer mais receitas ao clubes – disse o dirigente em entrevista à Rádio Itatiaia.

Dos 15 clubes filiados, somente Paraná, Chapecoense e Joinville não participarão da estreia do torneio e não vão receber cotas da disputa em 2016. Estão previstas seis datas para a competição, que terá início no dia 27 de janeiro e final no dia 31 de março.

Confira a tabela da Primeira Liga:

Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Criciúma, Atlético-PR
Grupo 2: Grêmio, Internacional, Coritiba, Avaí
Grupo 3: Figueirense, Atlético-MG, América-MG, Flamengo

1ª RODADA

27/01
Atlético-MG x Flamengo
Criciúma x Cruzeiro
Fluminense x Atlético-PR

28/01
América-MG x Figueirense
Avaí x Grêmio
Internacional x Coritiba

2ª RODADA

17/02
Grêmio x Coritiba
Figueirense x Atlético-MG
Cruzeiro x Fluminense

18/02
Flamengo x América-MG
Atlético-PR x Criciúma
Internacional x Avaí

3ª RODADA

09/03
Atlético-MG x América-MG
Flamengo x Figueirense
Grêmio x Internacional

10/03
Cruzeiro x Atlético-PR
Fluminense x Criciúma
Coritiba x Avaí

SEMIFINAIS

23/03 e 24/03 (quarta e quinta)

FINAL

31/03 (quinta)

Publicidade