Secom – As aulas do programa Bombeiro Mirim em Biguaçu começaram esta semana, por meio de parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. A iniciativa é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional destinado a crianças e adolescentes com idade de 10 a 14 anos.O objetivo é promover a orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como base as atividades do Corpo de Bombeiros, como acidentes domésticos, noções de prevenção contra incêndios, primeiros socorros e acidentes de trânsito.
Participam 15 alunos e o curso tem duração de 45 dias. No momento uma turma no período vespertino está em andamento, porém mais vagas estarão em aberto para outra turma no turno matutino. As aulas ocorrem no Recanto da Criança e do Adolescente Clodoaldo Furtado dos Santos (Recria), entidade ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade econômica e social no contraturno escolar.
Os Bombeiros Mirins participaram da inauguração do novo quartel da corporação no município, realizada no último dia 4, com a presença do governador Raimundo Colombo e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin.
Para o prefeito Ramon Wollinger, “o maior objetivo é trazer mais noções e cuidados a serem tomados desde acidentes domésticos até os de maior periculosidade, além de levar noções de cidadania, disciplina e ética para nossas crianças e adolescentes”.
O tenente Victor Polli explica que “estávamos querendo implantar na cidade esse projeto há muito tempo e só agora com a colaboração da Prefeitura podemos realizá-lo’’.
Já o cabo Roberto Rivelino de Figueiredo ressalta que “a valorização dessas crianças é muito importante, além de resgatar a autoestima delas é uma oportunidade de mostrarmos certas atitudes perante a sociedade”.