Da Assessoria – O Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, em elaboração pelo Comitê de Bacias Tijucas Biguaçu e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está chegando em sua etapa final: Outorga e Cobrança. Serão realizadas três oficinas em diferentes municípios, com o mesmo conteúdo, para que o plano possa ser construído e colocado em prática de forma coletiva e efetiva.
Biguaçu sediará uma dessas oficinas no dia 30 de agosto, a partir das 13h30, na Cooperativa Sabor da Terra, em Três Riachos. Além de Biguaçu, os municípios de Major Gercino e Tijucas também receberão os eventos, nos dias 3 e 4 de setembro, respectivamente.
A Outorga e a Cobrança são dois instrumentos previstos na Lei das Águas (Lei Federal 9.433/1997), que visam incentivar a racionalização do uso da água, sua recuperação e preservação em quantidade e qualidade.
Nas oficinas serão apresentados os conceitos desses instrumentos e sobre os critérios a serem aplicados na bacia. As oficinas de Outorga e Cobrança trarão a oportunidade de fortificar a construção conjunta do plano entre a população, a UFSC e o Comitê de Bacias.
A participação popular nesse processo é imprescindível para o futuro dos corpos hídricos. Este é o momento de tornar o Plano um verdadeiro instrumento de gestão para cuidar das águas.
Para se inscrever, basta acessar e preencher o formulário aqui. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mas as vagas são limitadas.
Confira as datas das oficinas, sendo que todas ocorrem no horário das 13h30 às 17h30:
Biguaçu, dia 30/08 (quinta-feira), na Cooperativa Sabor da Terra – Três Riachos
Major Gercino, dia 03/09 (segunda-feira), no Auditório da Prefeitura – Centro
Tijucas, dia 04/09 (terça-feira), na Univali, sala 113 do bloco 02 – Universitário
*Com informações da UFSC – Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas