Defesa Civil alerta para dois picos de maré muito alta neste sábado

Publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta, na noite desta sexta-feira (28), informando que na madrugada e na tarde de sábado (29) terão outros dois picos de maré alta na costa catarinense. No decorrer do dia de hoje (28), houve alagamentos nas partes mais baixas do litoral.

“Na madrugada deste sábado a maré poderá ter intensidade maior do que a observada na tarde desta sexta-feira. Isto porque entre 12h45m e às 18h45m a maré residual (diferença entre a maré astronômica prevista e a maré medida) aumentou entre 10 e 20 cm”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Nas próximas 24 horas, o vento continua de forma persistente de quadrante sul/sudeste, devido a influência de um ciclone extratropical afastado da costa, na altura do Uruguai, deixando o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 metros no decorrer deste sábado, diminuindo gradativamente no domingo.

“Neste período persiste o risco de alagamentos, inundações costeiras e de ressaca, com risco para atividades de navegação, pesca, edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras no Litoral de Santa Catarina”, pontua a Defesa Civil

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo à navegação e atividade de pesca.

Alagamentos/inundações: evitar transitar e dirigir em pontilhões, pontes submersas e em lugares alagados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Publicidade