A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado sobre o risco de ventania entre esta segunda (11) e terça-feira (12) no estado. As rajadas de vento em algumas cidades podem atingir 90 km/h e, com a aproximação de uma frente fria na região durante a noite, há chance de pancadas de chuva isoladas que podem vir acompanhadas de temporais isolados.
Conforme o órgão estadual, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos. A previsão é para cidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul catarinense. A partir da manhã desta segunda, o vento deve se intensificar, e passa dos 30 km/h para 80 km/h, com rajadas pontuais de 90 km/h. Na madrugada de terça, os ventos fortes podem avançar para todas as regiões.
Temperatura
Segundo a Defesa Civil estadual, as máximas chegam aos 24°C no Planalto Sul, variam de 25°C a 28°C no litoral, Vale do Itajaí e de 22°C a 25°C nas demais regiões na segunda-feira. Já na terça, os termômetros ficam entre 13°C a 16°C no Grande Oeste e Serra. No litoral, podem chegar a 28ºC.
Orientações
A Defesa Civil divulgou orientações sobre como agir em caso de confirmação do mau tempo. Se houver emergência, a pessoa pode telefonar para 193, para os bombeiros, ou 199 para a própria Defesa Civil.
Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as recomendações são:
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos;
- em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- na praia, jamais fique na água.
Em caso de alagamentos:
- evitar entrar em contato com a água;
- evitar dirigir em locais alagados;
- evitar transitar por pontes submersas;
- atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:
- inclinação de postes e árvores;
- movimento de terra ou rochas próximos a sua casa;
- rachaduras em muros ou paredes.