O juiz da 2ª Zona Eleitoral de Biguaçu, Cesar Augusto Vivan, indeferiu, por volta das 17h deste sábado (5), pedido de Delmo Koch (PP), candidato a prefeito de Antônio Carlos, para derrubar pesquisa realizada pelo instituto Vortex e divulgada na quinta-feira (3), pelo Biguá News. A pesquisa aponta que Nelinho (PL) está em primeiro, com 43,38% das intenções de voto, Jucélio (MDB) em segundo, com 28,19%, e Delmo em último, com 21,57%.
“(…) não vislumbro, neste momento, elementos suficientes para deferir o pedido, uma vez que a pesquisa eleitoral impugnada aparenta estar em conformidade com a legislação vigente, razão pela qual INDEFIRO o pedido de tutela de urgência formulado“, escreveu o magistrado, na sentença publicada no mural do TRE/SC.
Delmo alegou no pedido que “não foi entregue o relatório completo no prazo legal“. Porém, Vivan esclareceu que “tal fato constitui mera irregularidade e não acarreta a suspensão da divulgação da pesquisa, como reconhecido na jurisprudência“.
O candidato do PP ainda alegou “falhas na metodologia utilizada, incompatibilidade da margem de erro e insuficiência de entrevistados“. Contudo, o juiz eleitoral concluiu que “as provas juntadas aos autos são insuficientes para comprovar a existência de erro grave na pesquisa, havendo necessidade de maiores esclarecimentos pela empresa representada“.
SEGUNDO PEDIDO NEGADO
Este é o segundo pedido de Delmo para barrar pesquisa da Vortex negado pela Justiça Eleitoral. Koch também pediu, na semana passada, para barrar a divulgação da pesquisa Vortex/Jornal Razão, onde Delmo também apareceu em último lugar. Porém, aquele pedido também foi negado pelo juiz no dia 30 de setembro.