Da Assessoria – Seguindo nos caminhos de transparência e inovação do Governo do Estado, o Detran lança, nesta quarta-feira (15), o Sistema de Identificação Biométrica (iBio) para as aulas práticas de direção veicular das categorias C, D e E realizadas em Florianópolis. O programa permite aprimorar o controle das aulas, cujo percurso fica registrado ponto a ponto, assegurando o cumprimento da carga horária, a presença do instrutor de trânsito e a frequência do aluno, além de evitar fraudes.
O sistema iBio – Aula Prática é instalado no smartphone, que deve ser utilizado em todas as aulas. Através dele, são feitas as fotografias do instrutor, do condutor e do odômetro, no início, no meio e no fim da aula. As imagens retiradas no interior do veículo são validadas em processo de identificação automático.
O crédito da aula será negado no caso de fotografias e informações fora do padrão, bem como qualquer tentativa de fraude do sistema, sem prejuízo de providências a serem adotadas pela corregedoria do Detran.
“Com o sistema, a frequência de alunos e instrutores é controlada. Até mesmo o certificado é gerado eletronicamente. O Detran acompanha e fiscaliza todo o processo. Ficamos muito satisfeitos em entregar serviços modernos e de qualidade ao cidadão catarinense”, ressaltou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.
O processo, que começa na Capital, será implantado gradativamente em todo o Estado. As aulas práticas para a categoria B já contam com o sistema iBio em SC desde dezembro de 2018.