Dez mil eleitores de Biguaçu ainda não fizeram cadastramento na biometria

Publicidade

Aproximadamente dez mil eleitores de Biguaçu ainda não foram ao Cartório Eleitoral para fazer o cadastro da biometria e do recadastramento do título de eleitor, segundo informações da Justiça Eleitoral. A maioria deles residem nos bairros Centro, Rio Caveiras, Jardim Carandaí, Bom Viver, Jardim Janaína e Prado. O cadastramento é obrigatório e o prazo termina no dia 29 de novembro.

Em alguns bairros, a digitalização dos dados eleitorais já atingiu os 100%, como no Fundos e Areias de Cima. No Morro da Bina, a cobertura chegou a 96%. No total, Biguaçu soma 70% de eleitores cadastrados.

Continua após a publicidade

A presidente da Câmara de Vereadores, Salete Cardoso (PV), chama a atenção sobre as penalidades àqueles que não realizarem o cadastro. “Quem perder o prazo poderá ter o título de eleitor e CPF cancelados, inclusive ficar impedidos de emitir passaporte e participar de concursos públicos”, disse, por meio da assessoria.

Outro fato importante que os cidadãos devem se conscientizar é quanto à verba destinada aos municípios, uma vez que esta é fatiada de acordo com o número de eleitores, e não de moradores. Durante o mês de outubro, servidores da Câmara foram disponibilizados a fim de divulgar o processo nas comunidades, indo de casa a casa. “Unindo forças entre o poder público, representantes do processo eleitoral e de empresas foi possível ampliar o número de eleitores cadastrados. Agora é continuar nessa campanha a fim de alcançar os 100%”, objetiva Salete.

SAIBA MAIS:

1) A biometria e o recadastramento do título é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Não é obrigatório para quem, comprovadamente, têm alguma dificuldade de locomoção;

2) Quem não fizer a biometria e o recadastramento do título terá o cancelamento do CPF e podem resultar em impedimentos na emissão de passaporte, na participação de licitações, na posse de cargos públicos, na matrícula em instituições de ensino públicas, assim como na emissão de notas fiscais em caso de compras no comércio. Além, claro, de não conseguir votar nas próximas eleições.

3) Qual é a documentação necessária apresentar?
Documento oficial com foto, CPF, título de eleitor (se houver) e comprovante de residência (água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses.

OBS: Caso o eleitor não tenha comprovante de residência, basta que seja atestado o vínculo com a cidade por meio de contrato de aluguel, escritura de imóvel ou matrícula de imóvel, carteira de trabalho assinada ou contrato de trabalho, contracheque ou holerite com endereço.

O Cartório Eleitoral de Biguaçu atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. O telefone para contato é (48) 3243-1103.

* Com informações da assessoria.

Publicidade