Da Assessoria – A Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo sábado (4) o Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas das 8h às 17h para atender a população. A expectativa é melhorar a cobertura em todos os grupos prioritários, que somam mais de 19 mil pessoas no município. A meta é atingir 90% da população-alvo até o encerramento da campanha, em 31 de maio.
A campanha de vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Neste ano, crianças com idade até seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Em 2018, a vacina foi oferecida somente para crianças com até cinco anos incompletos. Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas) também têm direito à vacina contra a gripe a partir deste ano.
Ainda, continuam sendo vacinadas gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais.
Para receberem a vacina, as pessoas que pertencem a um destes grupos devem comparecer ao posto de vacinação preferencialmente portando sua carteirinha de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica com indicação da vacina contra influenza ou, caso sejam cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, podem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição. Já os professores têm de apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e os trabalhadores de saúde precisam apresentar carteira de identificação profissional.
Conforme relatório da Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 29 de abril, a cobertura total dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receberem as doses chegou a 24,89%, com a imunização de 3.216 indivíduos.
Os demais grupos, formados por pessoas portadoras de comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento somam 657 doses aplicadas.