O secretário de Estado da Casa Civil e vereador licenciado no município de Biguaçu, Douglas Borba, encaminhou, nesta segunda-feira (11), carta de desfiliação do Partido Progressista (PP), em caráter irrevogável e irretratável e por motivos de ordem pessoal. “Comuniquei ao presidente Silvio Dreveck pela manhã”, disse Borba, ao Biguá News.
O objetivo da desfiliação seria ir ao encontro do que projetou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), de um governo “suprapartidário”. Douglas foi um dos principais articuladores da eleição de Moisés em 2018, atuando como uma espécie de “consultor jurídico e político” do então desconhecido candidato ao cargo de chefe do Poder Executivo de Santa Catarina. Com o êxito no pleito eleitoral, passou a ser cogitado para a Casa Civil, o que acabou se confirmando.
Borba era filiado do PP há mais de 10 anos. Na eleição de 2008, obteve 783 votos para vereador e ficou na suplência. Durante o 1º mandato de José Castelo Deschamps (PP), na gestão 2008/2012, exerceu o cargo de secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Biguaçu. Também foi presidente municipal da Juventude Progressista e ocupou a presidência estadual do Movimento da Juventude Progressista (JJP).
Em 2012, conquistou 871 votos e elegeu-se para seu primeiro mandato na Câmara de Biguaçu. Já em 2016, somou 1.313 e foi o segundo mais votado naquela eleição.
Douglas começava a planejar projeto para disputar a Prefeitura de Biguaçu em 2020. No entanto, houve resistência a seus planos dentro do PP municipal, visto que o vice-prefeito e atual presidente do Diretório Municipal, Vilson Norberto Alves, também almeja encabeçar chapa e já trabalha essa condição desde a eleição de 2016, quando aceitou recuar de candidatura naquele momento para ser vice de Ramon Wollinger (PSD).
Nas últimas semanas, Borba tem falado que não está – neste momento – pensando em projeto para 2020, visto que o foco é ajudar o governador na administração do Estado de Santa Catarina. Ele não pretende se filiar a algum partido político nos próximos meses.