O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende fazer com que seus apoiadores não apoiem candidatos do PSD nas eleições municipais. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (12) pelo jornal O Estado de S. Paulo. “Deixo claro: do PSD eu não apoio ninguém, está ok?”, diz Bolsonaro em um áudio que o jornal teve acesso. O PSD possui três ministérios no governo Lula (PT): Minas e Energia (Alexandre Silveira), Agricultura (Carlos Fávaro) e Pesca (André de Paula).
A conversa do ex-presidente é sobre a eleição na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, mas, de acordo com fontes próximas a Bolsonaro entrevistadas pelo diário, o veto se estende às demais eleições municipais no país.
De acordo com a publicação, Bolsonaro atribui a Gilberto Kassab, presidente do PSD, a culpa pelo voto favorável dos parlamentares da sigla no indiciamento proposto pela CPMI do 8 de Janeiro.
Só no estado de São Paulo, o PSD governa mais da metade da metade das prefeituras, com 329 prefeitos. Parte da ascensão se explica pela chegada de Kassab à Secretaria de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.