O prefeito Salmir da Silva (MDB) concedeu entrevista nesta segunda-feira (27), ao jornalista Emanuel Soares, no “Jogo do Poder”, da Rádio Jovem Pan News. O programa está entrevistando os pré-candidatos a prefeito das cidades da Grande Florianópolis. De Biguaçu, participaram até agora Salmir, o ex-prefeito Ramon Wollinger (PL) e o comerciante Rafael Guimarães (União Brasil). O ex-prefeito Tuta (PSD) foi convidado, mas não compareceu no dia marcado.
Salmir foi perguntado sobre suas ações nas principais áreas da gestão. Emanuel pediu que ele explicasse as ações na área de saneamento básico, mobilidade urbana, obras, economia, geração de empregos, modernização da legislação municipal e finalizou perguntando sobre o que o prefeito almeja para o futuro da cidade. Veja abaixo os principais tópicos da entrevista:
SANEAMENTO BÁSICO
Emanuel quis entender como anda o relacionamento da Prefeitura de Biguaçu com a Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan). Salmir respondeu o seguinte:
“A Casan detém a concessão do abastecimento de água. Desde que assumimos a Prefeitura, eu e o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza fizemos várias reuniões com a Casan solicitando melhorias no fornecimento. Nós mostramos a eles a necessidade de fazer investimentos em Biguaçu, de ouvir a população e melhorar o atendimento. Tivemos avanços com melhoria no fornecimento de água em vários bairros de Biguaçu. Após nossos pedidos foram instalados vários equipamentos para solucionar a pressão no abastecimento de água na cidade“.
“Existe um projeto da Casan para captação e tratamento de água no Rio Biguaçu. As partes burocráticas já foram superadas e agora a Casan está no processo final para iniciar a Estação de Tratamento de Água no Alto Biguaçu, o que vai reforçar o abastecimento no município“.
“A Casan tinha um projeto para uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Beira Rio. Houve um imbróglio jurídico para instalação da ETE. Hoje a Casan já tem um novo espaço e está na fase da validação da construção com o processo licitatório antigo ou decidindo se vão fazer um novo processo licitatório para a construção da estação“.
MOBILIDADE URBANA
O jornalista quis saber quais projetos Biguaçu tem para minimizar os impactos no trânsito, principalmente no entorno da BR-101, no trecho que corta a cidade. Salmir respondeu que:
“É importante a população entender e separar Biguaçu de São José e de Palhoça, pois ambos tem orçamentos bem maiores do que o nosso para investimentos em grandes obras de mobilidade. Hoje nós estamos investindo em pavimentação urbana para melhorar a trafegabilidade nos bairros“.
“Com relação a mobilidade urbana para desafogar o trânsito na BR-101 e nas marginais, Biguaçu precisa captar recursos nos governos estadual e federal para investir em grandes obras, como na ligação da Beira Mar de Barreiros até Biguaçu. Estamos em tratativas com São José e Florianópolis com o intuito de formar um consórcio para que essa via chegue a Biguaçu“.
“Estamos trabalhando na possibilidade de continuidade da Avenida das Torres, da divisa com São José até o interior de Biguaçu, para criar outras opções de rotas. Claro que isso está ligado à capacidade de investimentos de nosso município, que é bem menor do que São José, que tem orçamento 5 a 6 vezes maior do que o nosso“.
MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO
Sobre a modernização da legislação municipal para possibilitar a ampliação no número de empresas instaladas e na geração de empregos, Salmir ressaltou que:
“Nós estamos modernizando o Código de Obras e Posturas, o Plano Diretor e também vamos iniciar o plano de mobilidade urbana. Dessa forma estamos simplificando a legislação, que era da década de 1980, para que o investidor encontre um ambiente de negócios favorável em Biguaçu. E os resultados estão aparecendo na economia local, com a chegada de novas empresas e empreendimentos e o aumento na geração de empregos“.
FUTURO DE BIGUAÇU
“Gostaria de que a gente pudesse dar para as famílias de Biguaçu uma cidade com oportunidades. E estamos trabalhando nesse sentido. A principal bandeira nossa foi cuidar bem das pessoas“.
“Nós abraçamos um projeto com o objetivo de melhorar o município em todas as áreas e isso irá melhorar o futuro das pessoas que aqui residem. A gente trabalha que para o município de Biguaçu cresça de forma organizada, por isso estamos modernizando a legislação municipal. Isso vai resultar lá na frente em melhoria da qualidade de vidas das pessoas“.