Poluição, descarte incorreto do lixo, destruição do habitat natural de diversas espécies e o consumo exagerado dos recursos naturais. Estes são alguns dos temas que estão recorrentemente em evidência nos jornais ou em debate em grandes conferências mundiais. E agora, aproveitando que junho é o mês de conscientização internacional sobre o Meio Ambiente, a Agroforte levou o tema para a sala de aula.
Hoje (14) e no dia 9 de junho, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Areias de Cima, em Biguaçu, região em que a indústria de pescado está instalada, participaram de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 08 de junho. Tudo coordenado pela assistente social da fábrica, Cheyenne Vieira Marques, que conversou com os pequenos e explicou os danos causados pelo plástico e micro lixos, que acabam indo parar no mar e comprometem toda a flora marinha.
“A nossa ideia foi levar para as crianças informações sobre a importância dos oceanos para a sustentabilidade do Planeta Terra e da vida. Principalmente para sensibilizar a turma para ter uma consciência ecológica de preservação dos ambientes e cuidado com os resíduos sólidos, principalmente o plástico”, pontua Cheyenne.
Durante o encontro os alunos também participaram de uma oficina de reciclagem, com produtos como CDs e rolo de papel higiênico, para a produção de um móbile em formato de peixe. Como as turmas estão em sistema de rodízio, a mesma dinâmica será realizada no dia 14 de junho, para os alunos que estavam estudando de casa. E os enfeites serão utilizados na decoração do prédio da escola e também na barraquinha de pescaria da festa junina.
A Agroforte é uma das maiores empresas de reaproveitamento de resíduos de pescados do Brasil, gerando mais de uma centena de empregos diretamente. Ela atua na produção de farinha e óleo utilizados como matéria-prima para a fabricação de ração para cães, gatos, peixes e camarões, além de ser exportada para diversos países.