Epagri/Ciram alerta para vento forte e mar agitado com risco de ressaca no litoral

Publicidade

No decorrer desta terça-feira (13), haverá intensificação do vento no litoral de Santa Catarina, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 m a 2,5 m, informa a Epagri/Ciram.

O vento mais forte deve se estender entre a madrugada e manhã de quarta-feira (14), com rajadas de até 100 km/h, e estará associado ao deslocamento rápido de uma frente fria, que chega junto com um intenso ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai.

Continua após a publicidade

Na quarta e quinta-feira, a altura de onda aumenta, com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da Lua Cheia, associada à condição descrita acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

mar-agitado
Imagem ilustrtiva

*Com informações dos meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, e do oceanólogo Argeu Vanz.
 

Publicidade